Car and Driver Brasil
Renault e Mercedes-Benz confirmam que suas futuras picapes terão base na Nissan Navara NP300 e não na Frontier, como era previsto no início do acordo. É certo que o modelo alemão abastecerá os mercados de Europa, Austrália, África do Sul e alguns países da América Latina.
Segundo a fabricante, pode-se esperar por uma picape de luxo que trará a essência da Mercedes-Benz. Ao lado das parceiras Renault e Nissan, a marca alemã produzirá seu modelo na fábrica argentina de Santa Isabel, a 710 km de Buenos Aires.
Volker Mornhinweg, chefão da Mercedes-Benz Vans, revelou mais detalhes sobre a futura picape. Em entrevista à revista inglesa Car, o executivo confirma que a picape vai oferecer três níveis de equipamentos: uso para o trabalho, uso familiar e uma terceira configuração que busca aliar trabalho e lazer. Segundo ele, o modelo terá ótima ergonomia e materiais de qualidade que superam o nível das picapes tradicionais.
Componentes e estrutura serão os mesmos da Navara, mas a Mercedes pretende incorporar design único e motorização própria. A expectativa é que a picape seja equipada com motor quatro cilindros a gasolina e outro de seis a diesel. Este trabalharia com transmissão manual de seis marchas ou automática de sete.
Raptur
A Renault, por sua vez, apresentou recentemente sua nova estratégia global para veículos comerciais. O evento reuniu executivos da Renault Argentina e trouxe os primeiros detalhes do Projeto Raptur, picape média que também será feita em Santa Isabel.
Para antecipar a futura picape, a Renault revela o protótipo Alaskan, apresentado no evento por Laurens van den Acker, chefão de design da marca francesa. A versão de produção do conceito ocupará patamar acima da Oroch e será a aposta da Renault no segmento de Toyota Hilux, Chevrolet S10 e companhia.
Além do país vizinho, a picape será fabricada no México e na Espanha, de onde será exportada para o resto do mundo. O lançamento na Europa será no início de 2016, enquanto a Argentina – e o resto da América do Sul – terá de esperar ao menos até 2018.
Informações técnicas ainda são um mistério, mas a versão de produção do Projeto Raptur deverá utilizar o mesmo motor 2.3 turbodiesel de 190 cv da Frontier. Poucos detalhes extras foram revelados, mas a Renault adianta que a picape não será vendida nos Estados Unidos, um dos mercados mais importantes do segmento.
Afinal, se a unidade de Santa Isabel será responsável pela produção das três picapes na América do Sul, a fábrica de Barcelona (Espanha) alimentaria outros mercados, com exceção da América do Norte. Exatamente por isso, a chegada do novo modelo aos EUA ainda é dúvida.
Futuro
Informações de bastidores indicam que a Mercedes se mostra interessada na fábrica da Nissan em Aguascalientes (México), pois a ela opera sob o Tratado de Livre-Comércio das Américas (NAFTA), o que facilitaria a venda do modelo nos EUA.
Caso isso ocorra, Mornhinweg deixa claro que o modelo não vai competir diretamente com as picapes monstruosas de Ford, General Motors e Ram. Para o executivo, concorrer neste segmento seria uma batalha árdua, uma vez que os modelos de grande porte são detentores de 90% do mercado. (Car and Driver Brasil)