GM pagará US$ 900 milhões para encerrar ação criminal sobre defeito em ignição

Reuters

 

A General Motors admitiu ter escondido do governo e do público um defeito letal na ignição de seus veículos, e fechou acordo e pagar 900 milhões de dólares para encerrar uma investigação criminal sobre o problema, ligado a 124 mortes.

 

O acordo anunciado nesta quinta-feira encerra uma investigação de dois anos que manchou a reputação da GM e mudou o relacionamento da montadora com sede em Detroit com o governo norte-americano, que a resgatou durante a crise financeira.

 

A GM também fechou um acordo parcial em um litígio privado com motoristas, passageiros e familiares sobre a ignição, e outro acordo sobre uma disputa entre acionistas.

 

A maior montadora dos EUA contabilizará 575 milhões de dólares de multa no terceiro trimestre referente aos acordos privados. Não estava imediatamente claro quando a empresa contabilizará os 900 milhões de dólares da multa criminal.

 

No caso, procuradores acusaram a GM de ocultar provas materiais de reguladores norte-americanos e de fraude em cadeia.

 

A GM admitiu não ter revelado um defeito de segurança potencialmente letal nas ignições, o que fez alguns air bags não funcionarem. Também admitiu ter enganado consumidores sobre a segurança dos automóveis afetados pelo defeito. (Reuters/Jessica Dye, Nate Raymond, Jonathan Stempel e Joseph White)