Veículos elétricos de São Paulo estão livres do rodízio municipal

Frota & Cia

 

O decreto que regulamenta a isenção do rodízio municipal para os veículos elétricos da cidade de São Paulo, assinado pelo prefeito  de São Paulo, Fernando Haddad, é um avanço no sentido de tornar esta tecnologia mais atrativa para os consumidores. Esta é a avaliação de Ricardo Guggisberg, presidente executivo da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), que participou da cerimônia de assinatura do decreto, realizada na tarde desta segunda-feira, 14 de setembro, na Prefeitura de São Paulo.

 

A redução dos níveis de emissão de poluentes oriundos de veículos automotores foi o que motivou a implantação do rodízio municipal de veículos em 1997. Porém, na avaliação da Prefeitura, esta medida está perdendo a eficiência porque as pessoas estão comprando um segundo carro.  “A liberação dos veículos híbridos e elétricos não afetará o trânsito, mas sim a tendência de se adquirir um segundo carro, geralmente mais velho e mais poluente, para driblar o rodízio”, completa Ricardo.

 

Como não emitem os gases causadores do efeito estufa, os veículos elétricos atendem o objetivo original do rodízio, que era melhorar a qualidade do ar de São Paulo.  Para Roberto Braun, diretor da ABVE que também esteve presente à cerimônia de assinatura do decreto, “trata-se de um importante reconhecimento do poder público aos benefícios desta nova tecnologia para a sociedade e para o meio ambiente. O carro elétrico tem emissão zero e o híbrido, de 40% de CO2”, detalha.

 

Embora o custo de aquisição ainda seja um dos grandes impeditivos da disseminação desta tecnologia, ela é muito mais barata no abastecimento e manutenção, pesando muito menos no orçamento do consumidor do que um veículo convencional.

 

Atualmente, 5% da frota mundial é elétrica, sendo que o Brasil está muito aquém desse número: estimativas da ABVE indicam que no Brasil há cerca de 3000 veículos elétricos em circulação. “Medidas como as que a Prefeitura de São Paulo adotou são fundamentais para incentivar o crescimento da demanda, sem o qual não é possível ter produção local.  Trata-se de um círculo virtuoso que beneficia o cidadão e o meio ambiente”, afirma Ricardo. “A tecnologia do carro elétrico tem potencial para estimular a substituição da atual frota, com tremendos efeitos sobre toda a cadeia automotiva, incluindo uma forte geração de empregos”, ressalta.

 

Além da liberação do rodízio, a Prefeitura de São Paulo já havia aberto mão de sua parte no IPVA, equivalente a 50% desse tributo, no caso de veículos elétricos e híbridos. (Frota & Cia)