O Mundo em Movimento
O volume de financiamento confirma a tendência que já temos verificado sobre o bom momento do mercado de usados, em contraposição ao segmento de novos.
Os dados de Cetip comparam: de janeiro a agosto foram financiados quase dois milhões de carros usados (1.999.847). Esse volume é 3,2% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, mas em comparação com os novos (e considerando o momento de crise), o setor de usados vai muito bem, uma vez que a queda no volume de financiamento de carros novos foi muito maior: 20,2%.
Mesmo com grande procura, o usado continua sendo a melhor opção, até porque, bem ou mal, barato ou caro, o comprador está encontrando opções de financiamento.
Vale alertar para os penduricalhos que a financeira inventa para aumentar os juros, como taxa de abertura de crédito, cobrança para a elaboração do contrato etc. Compare sempre o valor da prestação para saber quem está te cobrando juros mais altos.
Gol usadinho ainda é líder
Embora tenha perdido a liderança de vendas de novos, o Gol continua sendo o preferido do comprador de usados. Segundo a Fenauto, associação dos vendedores de carros usados, só em agosto foram vendidas 91.499 unidades do carro da Volkswagen, quase o dobro do segundo colocado, o Uno, que vendeu 57.011. Palio, Celta e Corsa completam a lista dos carros usados mais vendidos no País. (O Mundo em Movimento/Joel Leite)