Mercado automotivo pode se recuperar em 2018, estima presidente da Mercedes-Benz

Diário do Grande ABC

 

O presidente da Mercedes-Benz no Brasil, Philipp Schiemer, afirmou que, se o País perder o título de investment grade (avaliação dada por agências internacionais a países ou empresas, e que significa que se trata de investimento seguro e com baixo risco de calote), será um desastre para a economia nacional e para o mercado automotivo, que só deve se recuperar em 2018.

 

Neste ano, a previsão do setor é de queda de 20,6% em relação aos números de vendas de 2014 e, em veículos pesados (caminhões e ônibus), retração estimada é de 40%.

 

Ontem, a agência Standard&Poor’s rebaixou a nota de bom pagador do Brasil, mas Fitch e Moody’s ainda mantêm o selo de bom pagador.

 

O executivo afirma que, se houver o rebaixamento da nota do Brasil, e o País perdurar em crise nos próximos três anos, nesse prazo pode ser preciso repensar os instrumentos adotados pela empresa para manter o quadro de funcionários.

 

Para Schiemer, seria importante que o governo criasse uma “agenda positiva”, ou seja, um plano de longo prazo que incluísse a redução de despesas, para o equilíbrio das contas públicas, para restaurar a credibilidade do governo. “Ou o Brasil consegue um consenso macro para aprovar reformas, ou perde o investment grade, e aí o dólar vai dar mais um salto, a inflação vai subir, e isso vai afastar os investidores estrangeiros”, disse. (Diário do Grande ABC)