Ford anuncia “Mobility Challenge 2.0”: programa em São Paulo tem recorde de inscrições

Portal Segs

 

A Ford acaba de anunciar a segunda etapa de seu programa global de mobilidade, o “Innovative Mobility Challenge Series 2.0”, buscando soluções para melhorar o trânsito em São Paulo, na Cidade do México, Tawain e Outback australiano. A etapa brasileira, que está na fase de julgamento, registrou um recorde mundial de inscrições. No total, mais de 200 desenvolvedores inscreveram projetos, superando o número registrado em etapas realizadas em outros países.

 

O programa, que faz parte do plano Ford Smart Mobility, propõe a busca de soluções inovadoras para melhorar a mobilidade nas grandes cidades ao redor do mundo.

 

O Desafio São Paulo está dividido em duas etapas, uma nacional, para projetos feitos por residentes no Brasil, e outra global voltada para desenvolvedores de outros países. Em ambos os casos serão premiados os três primeiros colocados, avaliados por um júri especializado em tecnologia e mobilidade urbana, além de um vencedor pelo voto popular.

 

Segunda etapa mundial

 

O Desafio São Paulo de Mobilidade faz parte da segunda etapa do programa global da Ford chamado Innovative Mobility Challenge Series 2.0. Além de São Paulo, a Cidade do México e Taiwan têm um programa similar. No México, o objetivo é aumentar a ocupação dos veículos na capital, que conta com mais de 20 milhões de habitantes. Em Taiwan, o programa está sendo lançado neste mês e o desafio prevê melhorar o tráfego entre a área metropolitana de Taipei, com 7 milhões de habitantes, e Yilan, popular destino turístico da região. No primeiro semestre deste ano, também foi realizado um concurso na Austrália com a meta de usar aplicativos e acessórios para melhorar a experiência de dirigir no Outback australiano, região de deserto do interior do país.

 

Exemplos mundiais

 

Em 2104, o Desafio Ford de Mobilidade promoveu dez concursos ao redor do mundo em grandes cidades como Bombaim (Índia), Los Angeles (EUA), Londres (Reino Unido), Lisboa (Portugal), Xunquim (China) e Johanesburgo (África do Sul). Para cada um destes locais, o desafio foi buscar soluções inovadoras para os principais problemas de mobilidade, mantendo a proposta básica de compartilhar o transporte urbano do futuro e novos modelos de negócios no setor.

 

“Essa série de desafios ajuda a colaborar com desenvolvedores e pessoas de fora da Ford para encontrar soluções inovadoras de mobilidade que melhorem a vida das pessoas”, diz Ken Washington, vice-presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford. “As novas tecnologias e tendências globais estão transformando o cenário do transporte e é importante buscar soluções que tenham relevância para as pessoas em diferentes cidades”. (Portal Segs)