Car and Driver Brasil
Economizar combustível não é só coisa de piloto de Fórmula 1. Além de sempre abastecer em um posto de confiança – e se possível, sempre na mesma bomba –, existem práticas para que você reduza o consumo e alivie o seu bolso.
- Pneus
Mantenha os pneus sempre na calibragem correta (veja no manual ou na moldura interna da abertura da porta). Compostos vazios podem aumentar o consumo em até 20%.
- Trocas de marcha
O manual indica velocidade e rotações corretas para cada mudança. Encurtar ou esticar a marcha altera o consumo entre 1% a 3% dependendo do veículo
- Vidros fechados
Acima de 80 km/h, janelas abertas aumentam a turbulência na cabine, interferem na aerodinâmica do veículo e no consumo entre 5% e 10%.
- Ao volante
Acelerar e frear constantemente também fazem o carro consumir mais.
- Alinhamento
Carros desalinhados fazem mais esforço para se movimentar e, consequentemente, gastam mais gasolina/etanol.
- Velocidade
Testes da Petrobras indicaram aumento no consumo de até 20% para carros que andavam a 100km/h confrontados com outros que não passavam dos 80 km/h.
- Peso extra
Não leve mais peso do que a capacidade do carro (que consta no manual). Além do consumo maior, irá acelerar o desgaste da suspensão, dos freios e dos pneus. Cada 50 kg a mais equivalem a 1% de aumento no consumo.
- Sempre engrenado
Nada de banguela. O veículo deve estar sempre engrenado. A injeção eletrônica identifica que não é preciso aceleração e corta o combustível. A banguela ainda prejudica a sua segurança.
- Acessórios
Evite bagageiros, racks de bicicleta ou pranchas acessórios que aumentam a resistência do ar sobre o carro e prejudicam o consumo. Em picapes, a caçamba deve estar sempre coberta.
- Filtros
Os filtros de ar e combustível merecem atenção e precisam ser trocados nas datas especificadas pelas fabricantes. Se entupirem, eles fazem o veículo consumir mais. (Car and Driver Brasil/Marcelo Moura)