Renault lança “esportivo legítimo” Sandero R.S.

Carpress

 

A linha R.S. é o ápice da esportividade da Renault. A marca lança no Brasil o Sandero R.S. 2.0, primeiro R.S. fabricado e vendido no Brasil. As mudanças não são apenas cosméticas, e o modelo chega por R$ 58.880 – com rodas de 17 polegadas, seu único opcional, vai a R$ 59.880.

 

Desenhado e desenvolvido pela Renault Sport em conjunto com as equipes de design e engenharia da América Latina, o Sandero R.S. 2.0 tem motor de 145 cv com gasolina a 150 cv com etanol, associado a um câmbio manual de seis velocidades com relações curtas.

 

Assim o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos e atinge 202 km/h. Classificado pela marca francesa como “hot hatch” ele chega a 1.000 metros em 29,4 segundos com o veículo parado. Por meio de um botão no painel, aciona-se o modo Sport, que aumenta as respostas do motor. Mantendo-se o botão apertado, desaciona-se o ESP (programa eletrônico de estabilidade).

 

Suas modificações incluem motor, câmbio, suspensão, freios, entre outros componentes. Além do novo motor, o modelo traz assistente de arrancada em subida HSA, freios a disco nas quatro rodas, ESP com regulagem específica R.S. e o sistema de direção eletro-hidráulica EPHS.

 

Por mais que o Carpress resiste a classificar um automóvel dessa forma, a oportunidade de testá-lo em um autódromo de Mogi Guaçu (SP) tornou possível nomeá-lo como um veículo absolutamente divertido. É um legítimo esportivo, bem diferente do que se vê por aí no mercado de compactos, em que só há alterações visuais.

 

Desse ponto de vista, as principais diferenças ficam por conta dos novos para-choques (dianteiros e traseiros), rodas 195/55 R16 com acabamento Black Aluminium (as opcionais são 205/45 R17), saias laterais, do spoiler traseiro, dupla saída do escapamento, retrovisores na cor preto brilhante e inscrição R.S. abaixo do logotipo Renault na grade dianteira e também na tampa traseira.

 

Dentro os bancos “abraçam” os ocupantes, a começar pelo condutor (ou será piloto?). O interior é inspirado em um cockpit, com pedaleiras de alumínio, além de bancos e volante esportivos. Cores e grafismos do painel de instrumentos são específicos da versão R.S., as saídas de ar receberam detalhes em vermelho, enquanto os puxadores das portas são na cor Dark Metal.

 

De série o Sandero R.S. traz ar-condicionado automático e Media NAV Evolution com tela de sete polegadas sensível ao toque, que oferece GPS, Bluetooth, rádio e uma série de outras funcionalidades. As vendas do modelo começam imediatamente, e a Renault espera comercializar entre 150 e 200 unidades da versão por mês. (Carpress/Luís Perez)