Manutenção: Sem tempo a perder

Car and Driver Brasil

 

Um dos maiores tormentos para quem depende do automóvel todos os dias é ficar com ele encostado, mesmo que seja para pequenos reparos. É como tirar o aplicativo Tinder de um solteiro. Para suprir essa necessidade de quem não pode ficar sem o carro, a Renault criou, em 2012, o Renaut Minuto.

 

Trata-se de uma estrutura voltada para atendimentos rápidos – no máximo, duas horas – e que dispensa agendamento. A primeira loja foi inaugurada em Curitiba (PR) e hoje já são 17 unidades espalhadas pelo País – cinco estão em São Paulo. Elas são desvinculadas das concessionárias da Renault, ao contrário da maioria das outras marcas que também já oferecem serviços expressos (veja abaixo).

 

A lista de serviços é ampla: trocas de óleo, filtros, baterias, correias, reparos de freios, suspensão, pneus, faróis e sistema de ignição, balanceamento e alinhamento. Segundo a Renault, os preços são, em média, 25% menores que os cobrados pelas concessionárias da marca.

 

Óleo e pastilhas

 

A reportagem de Car and Driver telefonou para uma revenda Renault de São Paulo e pediu o orçamento das trocas de óleo e filtro do motor e das pastilhas de freio do Clio 1.0, que saem por R$ 150 e R$ 220, respectivamente. No Renault Minuto, os preços são de R$ 99 (34% mais barato) e R$ 119 (46% a menos).

 

No ano passado, cerca de 30 mil clientes da marca foram atendidos no Renault Minuto. Neste ano, a previsão é que esse número chegue a 44 mil. São donos de veículos que brigam contra o relógio e que, melhor ainda, levam vantagem no bolso.

 

É vapt-vupt

 

Aos poucos, outras marcas estão aderindo aos serviços expressos. A Caoa Hyundai Premium Services tem o Quick Service, área para pequenos reparos com alguns durando menos de 10 minutos. A GM oferece o Reparo Rápido Chevrolet. O orçamento é feito no ato e o conserto leva até duas horas.

 

O Chrono Service, da Citroën, também visa o pronto atendimento em trocas de pastilhas, correias, velas etc. No Dual Tech, da Toyota, dois técnicos se dividem no serviço que demora uma hora e, em seguida, um checa o trabalho do outro. Na Ford, o Quick Lane é um centro de reparos de até duas horas de duração. (Car and Driver Brasil)