Nova geração Agrale Marruá 4X4 para serviços severos fora-de-estrada

Coisas de Agora

 

A linha de veículos Agrale Marruá destinada ao uso civil é composta de veículos 4×4 com DNA militar, com forte e potente trem de força, amplo curso da suspensão e resistência do conjunto. São caminhões 4×4 fora de estrada que contam com a agilidade e a versatilidade de um utilitário para aplicações em serviço severo. Um dos modelos é o AM 200, único caminhão 4X4 com cabine dupla de série disponível no mercado. O outro é o AM 300, que possui maior capacidade de carga.

 

A nova geração do 4X4 Agrale Marruá incorpora importantes alterações e avanços estéticos que o tornam mais bonito e atraente, sem perder a sua consagrada identidade visual, de robustez, e a sua versatilidade, além do desempenho off-road diferenciado. Sua vocação para as condições mais exigentes foi acentuada pelo aumento do nível de passagem a vau sem snorkel, elevado de 600 mm para 800 mm, o que ajuda ainda mais a superar a passagem por trechos alagados.

 

Externamente, os veículos receberam novos capô do motor e portas, que proporcionam maior resistência, melhor acabamento e que facilitam o acesso ao veículo para manutenção. O utilitário também apresenta novos para-lamas com degraus laterais na traseira que beneficiam o acesso à caçamba e que, junto com a nova e mais larga tampa traseira, tornam mais fáceis as operações de carregamento e descarregamento.

 

Outros destaques são o novo conjunto ótico traseiro, com lanternas de LED com protetor, e o novo acabamento frontal, que ampliam ainda mais a sensação de força e imponência do Agrale Marruá.

 

A robustez e a vocação para o uso fora-de-estrada estão fundamentadas em projeto que envolveu todo o veículo, como o chassi redesenhado para suportar ainda melhor as cargas e as torções; suspensão traseira alterada com amortecedores mais fortes e reposicionados e cabine mais ampla e suspensão dimensionados para vencer os obstáculos comumente encontrados em aplicações severas.

 

A suspensão dianteira é formada por eixo rígido Dana, barras horizontais/transversais do tipo Panhard e molas helicoidais. O eixo Dana, com molas semielípticas e amortecedores telescópicos, também está presente na suspensão traseira. As rodas são de aço, com aros de 16 polegadas, e os pneus são radiais, nas medidas de 265/75R16” STR (com opção para 285/75R16” ATR ou MTR) para o Agrale Marruá AM 200 e 215/75R17,5” para o Agrale Marruá AM 300.

 

Os veículos são equipados com tanque de combustível com capacidade para 100 litros, direção hidráulica, piloto automático, computador de bordo, tacógrafo eletrônico, bancos com apoio de cabeça, estribos, peito de aço, sistema de freios com ABS (sistema antitravamento das rodas) e EBD (distribuição de forças de frenagem) nos eixos dianteiro e traseiro, com melhor transmissão às rodas, que resultam em maior segurança e controle durante a condução, especialmente em situações mais críticas de aplicação.

 

Para atender aos diferentes hábitos e necessidades de cada cliente, a Agrale proporciona uma lista de equipamentos opcionais, como ar-condicionado, faróis de neblina, quebra-mato, snorkel, engate para reboque, guincho, retrovisor e trava para os vidros elétricos, com sistema anti-esmagamento, sem retorno, o que proporciona maior segurança. Oferece também opção de um kit multimídia, contendo navegador GPS, câmera de ré, sensor de estacionamento digital, sonoro e com led indicativos de distância dos obstáculos.

 

Internamente, o Marruá ganhou novo painel e maior espaço para o motorista e passageiro, tornando o interior mais ergonômico, confortável e moderno. Isso permite a instalação dos mais diversos equipamentos como, por exemplo, suporte de armas no veículo preparado para forças policiais.

 

Os dois novos modelos AM 200 e AM 300 são equipados com motor diesel Cummins ISF 2.8 de 150 cv, com sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva) de pós-tratamento de gases e transmissão manual de cinco marchas Eaton. Dentre as inovações tecnológicas destacam-se a caixa de transmissão com reduzida, opcional no AM200 e de linha para o AM300 e a pré-disposição para blindagem.

 

AM 200, o único caminhão 4×4 com cabine dupla

 

Com a versatilidade de um utilitário, o AM 200 é o único caminhão 4×4 com cabine dupla de série disponível no mercado, além da opção da cabine simples. A cabine dupla do AM 200 foi projetada para uso em operações severas, em locais de difícil acesso, que necessite do deslocamento de equipes de trabalho de até 5 pessoas com diferentes equipamentos, além de ferramentas e materiais de proteção para os operadores, como vestimentas especiais, botas, capacetes, máscaras e variados itens de segurança. Também possibilita, para algumas operações, a instalação de rádios, montagem de escritório e suporte de armas para forças policiais. Com portas de ângulo de abertura de 90º, facilita a entrada e a saída de pessoas e também de materiais e equipamentos.

 

Entre os atributos do AM 300, disponível em cabine simples, está o fato de ter chassi com componentes muito bem posicionados, o que facilita a instalação de diversos tipos de implementos de acordo com a aplicação. O modelo possui as mesmas características técnicas do AM 200 adicionando-se o rodado traseiro duplo, o que aumenta a capacidade de carga, sem perder a vocação fora de estrada.

 

Todas as inovações foram projetadas para acentuar a posição dos veículos da linha 4X4 Agrale Marruá como modelos amplamente diferenciados entre os disponíveis no mercado off-road, tanto em operações civis quanto nas severas aplicações militares, segurança pública, bombeiros, eletrificação rural, mineração, reflorestamento e outras atividades. (Coisas de Agora)