EUA assumem a liderança em julho; Brasil fica em 6º lugar

Carplace

 

O relatório mensal divulgado pela Jato Dynamics aponta que em julho de 2015 os Estados Unidos assumiram a liderança no ranking de vendas globais. Com crescimento de 5,2% nos emplacamentos, a maior economia do mundo superou a China, que teve queda de 3,3% no mesmo período.

 

Os EUA não ultrapassavam a China desde agosto 2013. Mas vale lembrar que os números chineses incluem apenas veículos de passeio e no restante dos países englobam carros e comerciais leves. Com queda de 7,8% no mês, o Japão ainda ocupa a 3ª colocação nas apurações mensal e acumulada.

 

Quarto maior mercado consolidado, a Alemanha apresentou alta de 6,6% em julho e 5,5% no acumulado do ano. Na sequência, a Índia cresceu 9,7% em relação a julho 2014 e ocupou a 5ª colocação no ranking, lugar ocupado pelo Brasil um ano atrás.

 

Destaque entre os 15 maiores mercados do mundo, a Turquia subiu duas posições e garantiu a 15ª colocação com um crescimento de 40% se comparado ao mesmo mês no ano passado.

 

Ocupando a 6ª colocação, o Brasil teve um desempenho 21,6% inferior a julho de 2014, reflexo da crise econômica atual. No acumulado a situação é pior, com queda de duas posições e retração de 20% que nos deixa em 7º lugar.

 

Marcas

 

Sem grandes mudanças em relação ao mês anterior, sete entre os dez primeiros colocados do ranking dos grupos automotivos tiveram queda nas vendas em julho na mesma comparação com o ano anterior. Exceções à regra, apenas Honda, PSA e Suzuki tiveram crescimentos de 8,1%, 1,7% e 2,5% respectivamente. A Volkswagen continua na liderança do ranking seguida de Toyota e GM. (Carplace/Julio Cesar)