Blog Ponto de Ônibus
Um modelo “micrão”, que trata-se de uma versão de um ônibus já produzido pela encarroçadora brasileira, com dimensão menor, é a aposta da Marcopolo no Chile para fazer frente a atuação de ônibus asiáticos, em especial os produzidos na China e que são vendidos no País.
O Ideale Class tem 10,30 metros de comprimento, sendo o menor oferecido pela marca na categoria fretamento no mercado chileno.
O ônibus é indicado para rotas de curta ou média distância.
A capacidade é para 39 passageiros e, entre os diferenciais, a carroceria conta com porta pantográfica, ar-condicionado e design, segundo a Marcopolo, indicado para turismo ou fretamento receptivo.
A unidade apresentada a cerca de 700 frotistas é encaroçada sobre chassi MAN 15-230 OT Euro V, motor traseiro de 230 cv de potência e tecnologia EV – sem tanque de ureia (adblue).
As luzes de direção são de LED, a grade dianteira é de padrão “colmeia”, as grades inferiores do para-choque dianteiro são de plástico injetado e há faróis de neblina como opcional.
Além de fazer frente aos asiáticos, o objetivo do veículo com a dimensão reduzida é permitir mais agilidade no trânsito urbano e adequar o uso de um ônibus a quantidades menores de passageiros transportados em turismo receptivo.
“Procuramos pensar em todos os aspectos antes de apresentar o novo veículo para os clientes chilenos. O ônibus Ideale é reconhecido no mercado pela sua qualidade, conforto, segurança e vantagens operacionais. A versão Class mantém as mesmas características aliadas às vantagens do menor comprimento e maior padrão de sofisticação”, enfatiza o diretor de operações comerciais da Marcopolo, Paulo Corso, em nota à imprensa.
A Marcopolo não informou se há planos desta versão para o mercado brasileiro. (Blog Ponto de Ônibus/Adamo Bazani)