Folha de S. Paulo
Rodar nas marginais dos rios Pinheiros e Tietê exige mais atenção após os novos limites de velocidade. Para evitar a multa de R$ 85,12 além da perda de quatro pontos na carteira de habilitação, o paulistano dirige com um olho na via e outro no velocímetro.
A vigilância, contudo, tem seu lado positivo caso se esteja ao volante do novo VW Up! TSI. Os 30 km/l de consumo instantâneo exibidos pelo computador de bordo são a recompensa por manter o carro a 70 km/h na via expressa.
Em um passado não muito distante, dizer que um motor turbinado era versátil o bastante para fazer um carro andar bem gastando pouco combustível soaria tão antagônico como associar açúcar a uma dieta de emagrecimento.
Mas os tempos mudaram.
O mais moderno
A história do “downsizing” (conceito que prega a diminuição da cilindrada dos motores sem abrir mão de potência) ainda é recente, e parece projetar no estreante um dos seus momentos mais brilhantes. Em termos de eficiência energética, é o futuro convertido em presente.
Associado à injeção direta de combustível, o turbo faz o novo 1.0 de três cilindros funcionar com suavidade e entregar desempenho consumindo pouco. É o que há de mais moderno entre os carros populares da VW no mundo, pois só o motor montado no Brasil é flex.
Os números falam por si. O Up! 1.0 aspirado alcançou no último teste FolhaMauá consumo médio (ciclo urbano mais rodoviário) de 11,4 km/l com etanol e de 15,6 km/l abastecido com gasolina.
No Up! 1.0 turbo, os números sobem para 11,9 km/l e 15,4 km/l, respectivamente. No teste de aceleração de zero a 100 km/h, o motor aspirado (82 cv) gastou 13,5s com etanol, enquanto o sobrealimentado cumpriu a prova em 10,2s. Conclusão: o motor turbo anda mais e bebe menos.
Tração sob controle
O novo motor traz de carona o controle de tração, que faz sentido num esportivo impetuoso, mas que no Up! serve apenas para poupar a embreagem nas arrancadas que poderiam ser melhores sem a exagerada intervenção do dispositivo.
Sem a pretensão de ser um esportivo, o Up! age como tal na relação da suspensão com o solo: é firme nas curvas, mas duro demais sobre pisos irregulares.
A versão avaliada, Speed, parte de R$ 49.990. Porém, deixa de lado o controle de estabilidade, esse sim mais coerente do que o de tração.
Mas é possível partir para o turbo por menos. Um Move Up! sai por R$ 40.390, enquanto a mesma configuração na versão TSI custa R$ 43.490. A diferença será eliminada logo, devido à maior economia de combustível.
Volkswagen Speed UP TSI
Motor Dianteiro, 3 cilindros, 999 cm³ e 12 válvulas
Potência 105 cv (e) e 101 cv (g) a 5.000 rpm
Torque 16,8 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio Manual, cinco marchas
Porta-malas 285 litros
Peso 1.000 kg
Aceleração (0 a 100 km/h) 10,2s (e) e 10,6s (g)
Retomada (80 km/h a 120 km/h) 9,6s (e) e 10,6s (g)
Consumo urbano 9,9 km/l (e) e 13,1 km/l (g)
Consumo rodoviário 14 km/l (e) e 17,8 km/l (g)
Preço R$ 49.990
Dimensões 3,64 m de comprimento, 1,51 m de altura, 1,65 m de largura e 2,42 m de distância entre-eixos
(Folha de S. Paulo/Rodrigo Mora)