Folha de S. Paulo
Um utilitário de luxo com motor V6 turbodiesel (306 cv) e muitos itens de série não é o suficiente para a Land Rover. A marca afirma que há um nicho de clientes que quer mais.
Esse é a justificativa para a chegada do Range Rover Sport SDV8, cujo preço beira os R$ 450 mil.
Assim como o já a poderoso V6, o novo V8 a diesel está acoplado a um câmbio automático de oito marchas. O conjunto executa com louvor a tarefa de fazer um veículo de 2.398 quilos chegar aos 100 km/h em 6,9s, de acordo com dados do fabricante.
As dimensões do utilitário esportivo, que além do peso elevado tem 4,85 m de comprimento e 1,78 m de altura, são atenuadas pelo trabalho da suspensão a ar. Há um sistema que compensa a inclinação da carroceria e faz o jipão ir bem nas curvas, quase igual a um hatch.
O luxo da cabine é o que se espera de um Land Rover, com qualidade de materiais e acabamentos bem cuidados em couro, alumínio e carpete. Há sete botões dedicados aos ajustes elétricos dos bancos dianteiros. Um deles permite reclinar apenas a parte superior do encosto.
Mas, é difícil imaginar que a versão SDV8 seja tão melhor que a V6 a ponto de justificar um investimento extra de R$ 65 mil. (Folha de S. Paulo/Rodrigo Mora)