A Tribuna
A Land Rover acaba de completar a linha do Range Rover Sport. A versão 2016 do modelo clássico da marca chega ao mercado com um novo motor a Diesel SDV8, uma transformação de dinâmica e melhoria na performance fora de estrada.
O Range Rover Sport é disponibilizado no mercado brasileiro com três diferentes opções de motores, duas a gasolina e uma a diesel, todas equipadas com a transmissão automática de oito velocidades. Agora o novo motor 4.4 a Diesel entrega 339 cv de potência e impressionantes 74 kgf/m de torque, 40 kgf/m a mais de torque e 33 cv de potência que o SDV6. O novo motor leva o SUV dos zero aos 100 km/h em 6,9 segundos, além de ir aos 225 km/h de velocidade máxima.
O Range Rover Sport foi concebido para entregar um melhor desempenho em estrada. A suspensão em alumínio tem peso reduzido e é independente, com triângulos duplos à frente. A distância máxima do solo foi aumentada para 278 mm (+ 51 mm) e o sistema de suspensão pneumática foi atualizado e varia automaticamente entre duas alturas.
Fora de estrada, a suspensão pode ser elevada e o condutor conta com o sistema Terrain Response 2, que seleciona automaticamente o modo mais indicado para cada tipo de terreno. É disponibilizado ainda o sistema de tração integral permanente.
Segurança
A nova tecnologia de chassis inclui o sistema Dynamic Response, que conta com barras estabilizadoras que trazem o veículo pra baixo em uma curva. O Adaptive Dynamics é outra tecnologia que incorpora amortecedores de variação contínua (CVD) e, nos modelos mais potentes, um modo específico Dynamic no sistema Terrain Response 2 para os entusiastas da condução em estrada. Este sistema é utilizado em conjunto com o Dynamic Response de dois canais, com o Diferencial Traseiro Ativo Dinâmico e Sistema de Distribuição de Torque Independente para as quatro rodas.
O sistema de Distribuição de Torque usa o diferencial eletrônico e o sistema de freios para equilibrar a distribuição de torque do motor entre as quatro rodas do veículo em situação de curva. Na prática, o sistema freia a roda de dentro e acelera a roda de fora, mantendo o veículo no eixo correto.
Por dentro
Encontram-se disponíveis, no novo modelo a diesel dois níveis do sistema de som, entre eles o sistema Meridian de 1.700 W e 23 alto-falantes. O pacote de conectividade possui ainda Bluetooth e USB. O modelo tem bancos de couro, sistema de entretenimento com tela de 8”, configuração de iluminação ambiente, tampa do porta-malas elétrica com abertura por sensor, sistema keyless com botão start/stop, compartimento refrigerado e para-brisas aquecidos. (A Tribuna)