Táxi sem motorista será testado por pesquisadores da Universidade SP de São Carlos

Tribuna do Norte

 

Pesquisadores da USP de São Carlos vão testar pelos próximos meses um serviço de táxi autônomo nas ruas do campus. O teste será conduzido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e pela Escola de Engenharia. Em fase de ajustes, a demonstração pública deve ocorrer em outubro.

 

“A ideia é que o usuário possa chamar o táxi autônomo pelo celular, por meio de um aplicativo que estamos desenvolvendo, e que o automóvel o leve ao seu destino dentro do campus – indicado por comando de voz ou apontado em uma tela de computador no interior no carro – e depois retorne ao local onde estava estacionado para aguardar o próximo chamado”, disse Denis Wolf, professor do ICMC e coordenador do projeto.

 

O serviço de táxi é uma das possibilidades imaginadas para o Carro Robótico Inteligente para Navegação Autônoma (CARINA), desenvolvido com apoio da FAPESP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

De acordo com os pesquisadores, CARINA foi o primeiro veículo autônomo na América Latina a ser testado em ruas de uma cidade.

 

Segundo a USP (Universidade de São Paulo), o “CARINA” foi o primeiro carro autônomo na América Latina a ser testado em ruas de uma cidade, no início de outubro de 2013, quando percorreu 5,5 quilômetros em São Carlos (SP).

 

No teste que feito com o “CARINA”, em outubro de 2013, o planejamento de rota foi muito simples, baseado em um sistema de GPS. Por outro lado, o sistema de mapas contínuos que será usado no próximo teste, permitirá que o automóvel planeje sua rota em tempo real para chegar ao destino desejado pelo passageiro.

 

Além do sistema baseado em mapas, o “CARINA” conta com dois sensores a laser,  localizados na frente e no teto do modelo, além de câmeras que funcionam em 360º. Na parte frontal do carro há, ainda, uma câmera estéreo, com duas lentes, que opera com o sensor a laser instalado na frente do modelo e estima a profundidade dos objetos ao redor do veículo, além de interpretar e informar as faixas de trânsito.

 

Caminhão autônomo

 

Após o projeto do “CARINA”, pesquisadores da USP de São Carlos foram procurados pela Scania para desenvolver um caminhão autônomo. A montadora sueca disponibilizou dois caminhões para a realização do projeto, que recebeu recursos de R$ 1.200.000,00. (Tribuna do Norte/Fernando Siqueira)