Novo Volvo V40 Cross Country vem com motorização Drive-E

O Mecânico

 

O hatchback Volvo V40 Cross Country recebem em sua linha 2015 a motorização Drive-E 2.0 turbo de quatro cilindros e 245 cv. A mudança também se dá na transmissão: uma nova caixa automática de oito velocidades Geartronic, que atua com a tração integral Instant TractionTM, exclusiva desta versão.

 

De acordo com a montadora, com a nova motorização Drive-E, o V40 Cross Country acelera de 0 a 100 em 6,1 segundos. O conjunto com turbo e injeção direta é mais leve e, aliado à nova transmissão de oito velocidades, proporciona um menor consumo de combustível quando comparado à antiga motorização 2.0 de cinco cilindros. A esportividade na condução é garantida pelo paddle-shifters, para trocas de marcha manuais atrás do volante.

 

Esse conjunto ainda traz outras tecnologias voltadas para a eficiência: sistema Start-Stop, que desliga o motor automaticamente em paradas de trânsito, e função Eco+, que promete economizar até 5% de combustível.

 

A função Eco+ monitora o desempenho do veículo em diversas situações e atua de forma a otimizar o consumo: quando acionado, aprimora a ação do sistema Start-Stop, desligando o motor antes da parada total do carro (em velocidades abaixo dos 7 km/h); desacopla a transmissão em velocidades acima dos 65 km/h, para melhor aproveitamento da energia cinética em descidas e em momentos de velocidade constante. Essa função ainda monitora e ajusta a rotação nas trocas de marcha e a atuação do acelerador para oferecer sempre eficiência em consumo do combustível.

 

O Volvo V40 Cross Country tem como equipamento de série a tração integral (AWD) com o sistema Instant Traction. A função transfere a força das rodas dianteiras para as traseiras no momento que percebe perda de tração em superfícies escorregadias.

 

A versão Cross Country também possui sistema de Controle de Frenagem em Descidas, o Hill Descent Control (HDC), que controla automaticamente a velocidade nas descidas de baixa aderência, aumentando a segurança na condução fora de estrada. A direção elétrica, com três opções de configuração, permite que o motorista opte entre uma condução mais suave em trechos urbanos ou um ajuste mais firme para a estrada.

 

O sistema City Safety de frenagem automática é mais um item de série. Sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho, este para o motorista), freios ABS, sistema de proteção contra impactos laterais (SIPS), controle dinâmico de estabilidade e tração (DSTC) e controle avançado de estabilidade (ASC) completam o pacote de segurança que é referência em todos os modelos Volvo Cars. (O Mecânico)