USP e Scania desenvolvem caminhão autônomo totalmente brasileiro

Portal Olhar Digital

 

A Universidade de São Paulo, em parceria com a fabricante de veículos Scania, desenvolveu um protótipo de caminhão autônomo totalmente brasileiro. A tecnologia foi criada por alunos da Escola de Engenharia de São Carlos e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação.

 

O caminhão – um modelo G360 6×4 – recebeu pequenos motores no volante e nos freios, um circuito eletrônico no acelerador, radares e duas câmeras que imitam a atuação do olho humano, além de antenas de GPS no topo da cabine e um sensor na direção que registra o movimento do volante. Um computador é responsável por captar as informações dos sensores e do GPS, interpretá-las e realizar o comando correto para executar a manobra.

 

De acordo com os pesquisadores, a ideia é aumentar a segurança no transporte, e não eliminar o motorista da cabine. “O sistema autônomo não vai substituir os motoristas, mas foi criado para ajudá-los a cumprir suas tarefas com mais segurança e tranquilidade”, explica Denis Wolf, um dos coordenadores do projeto.

 

Por enquanto, o caminhão Scania circula apenas dentro do campus da USP em São Carlos, mas a expectativa do projeto é criar um veículo capaz de seguir longos percursos de forma autônoma. No transporte rodoviário, por exemplo, o sistema poderá assumir o controle durante parte do trajeto, solicitando que o motorista volte a assumir o comando ao entrar em uma cidade, onde o trânsito é mais complicado. (Portal Olhar Digital)