Preço do caminhão cai 1,5% em semestre de vendas fracas

O Mundo em Movimento

 

A drástica queda de vendas de caminhões este ano afetou os preços no varejo (42,1% até junho), mesmo quando não houve redução na tabela oficial das montadoras

 

Estudo da Auto Informe feito com a cotação da Molicar indicam uma queda de 1,5% nos preços médios no primeiro semestre.

 

O comportamento das marcas, no entanto, não foi linear, ao contrário, houve disparidades gigantescas, num leque que vai de queda de 18,5% (caso da Hyundai, que disputa o mercado com apenas um modelo) a um aumento de 5,3% no período, caso da Volvo, que teve nove modelos entre os dez que mais aumentaram os preços no semestre.

 

O índice fora da curva registrado pela Hyundai foi resultado de uma intensa campanha de vendas feita pela Caoa para desovar o estoque do HD78. Além de ampliar as ações publicitárias, a empresa fez ações em pontos de venda e realizou vendas diretas para frotistas e para o Exército.

 

Assim como a Volvo, Agrale (alta de 4,3%), International (+ 4,1%) e Ford (+2,3%) também apresentaram aumentos de preços, enquanto os modelos das demais marcas ficaram mais baratos (na média) no primeiro semestre.

 

Além do Hyundai HD78 4X2 tiveram quedas significativas no primeiro semestre os caminhões Iveco Vertis 90V18 4 X 2 (-8,2%), o Man TGX 29.440 XL 6X4 (cabine leito e teto baixo) a diesel (-7,6%) e o Mercedes-Benz Axor 2541-S diesel (-6,3%)

 

Os seis caminhões que mais subiram de preço no semestre são da Volvo, como o VM-270 6X4R, com alta de 17,9%, o FH 540 4X2 (+16,9%) e o VM-270 8X2R (+14,7%). (O Mundo em Movimento/Joel Leite)