Carros de entrada ainda são os mais financiados, mas participação vem caindo

Carplace

 

Durante o primeiro semestre de 2015 os carros de entrada, aqueles considerados mais básicos e mais baratos disponíveis na linha de uma fabricante, voltaram a ser a principal opção entre os consumidores que optam pelo financiamento na hora de adquirir um automóvel leve novo, segundo levantamento divulgado pela Cetip.

 

Já os carros compactos, ou hatches pequenos, perderam participação nas vendas financiadas de novos. Apesar da melhora da participação dos carros de entrada no mercado de financiamentos neste ano, a presença desses modelos vem diminuindo ao longo dos anos. Em cinco anos, sua representatividade caiu de 35%, em 2011, para 26%, em 2015. Enquanto isso, os hatches pequenos vêm aumentando sua presença e passaram de 16%, em 2011, para 25%, em 2015.

 

Outro destaque no período ficou por conta do aumento na participação no segmento de sedãs pequenos e SUVs. No primeiro semestre de 2011, o sedã pequeno representava 17% do total financiado. Nos primeiros seis meses de 2015, o modelo mostrou cresceu para 19% do mercado. Já os SUVs, que estão em alta no mundo todo, mostraram uma curva ascendente, passando de 8%, em 2011, para 11% de presença no mercado de financiamentos em 2015.

 

Entre as marcas, a Fiat lidera o ranking como fabricante mais financiada dos carros de entrada no primeiro semestre do ano, com 66.544 unidades vendidas a prazo, sendo 42.306 unidades do Palio. Já a Chevrolet liderou os financiamentos dos hatches pequenos, com 40.684 unidades, com liderança do Onix (40.631), e dos sedãs pequenos, com 38.825 unidades, liderados pelo Prisma (25.698). A Ford foi a marca mais financiada dos SUVs, com 12.997 unidades, com destaque para o EcoSport (12.522).

 

Ao longo dos primeiros seis meses de 2015 foram financiados 2.118.227 automóveis leves novos e usados. Desse total, 745.005 foram unidades novas e 1.373.222 de usadas. (Carplace)