Investimentos brasileiros na Colômbia chegam a quase US$ 2 bilhões desde 2000

Portal UOL/Agência EFE

 

O investimento brasileiro na Colômbia foi de US$ 1,9 bilhão entre 2000 e 2014, principalmente com a expansão das grandes empresas, informou o escritório estatal de promoção das exportações, investimentos e turismo Procolombia.

 

Cinquenta companhias nacionais estão instaladas em território colombiano, segundo a entidade, e a participação delas no mercado contribuiu para que o investimento estrangeiro direto na Colômbia atingisse em 2014 uma participação de 4,3% do PIB.

 

O cenário para investimentos a longo prazo, com uma inflação controlada desde 2000 e um crescimento que alcançou 4,8% nos últimos dez anos, elevando 30% da população à classe média, se transformou em um atrativo para os empresários brasileiros, indicou a Procolombia.

 

Os benefícios tarifários das zonas francas e os acordos bilaterais com outros países foram outros pontos destacados pelos investidores brasileiros consultados pela agência.

 

Uma siderúrgica em Villavicencio e um fundo de investimentos em Bogotá foram as mais recentes empresas nacionais que se instalaram na Colômbia no primeiro semestre deste ano, se somando às demais que já atuam em diversos setores da economia do país.

 

Além de empresas consolidadas como Marcopolo, Duratex, Contax, Camargo Côrrea, Dafiti, Votorantim, Boticário e Eurofarma, a companhia belga-brasileira AB Inbev, maior cervejaria do mundo, assinou um acordo para comprar a colombiana Bogotá Beer Company, do segmento artesanal.

 

A multinacional WEG também anunciou a compra da Transformadores Suntec, com sede em Medellín. Também chegarão à Colômbia neste ano DreamShaper, Tripda, Minerva Foods e Inoar. (Portal UOL/Agência EFE)