Volks aposta no Up TSI para crescer em 2016

O Mundo em Movimento

 

A Volkswagen está preocupada com a queda de participação nas vendas internas este ano, que passou de 17,6% para 15,5% no primeiro semestre.

 

Por isso, já começou a se mexer para tentar recuperar o que foi perdido e o primeiro passo foi o lançamento do Up TSI, na última sexta-feira (24), em Campinas.

 

Henrique Sampaio, diretor de vendas da Volkswagen, comentou a queda de participação no mercado: “Nosso objetivo é recuperar as vendas perdidas e voltar a crescer no ano que vem. Acreditamos na recuperação do volume que perdemos e na volta do crescimento da Volkswagen no Brasil. Com relação ao mercado geral, 2016 também deverá ser mais promissor”.

 

“Esse lançamento aumenta a nossa oferta de produtos e não será o único, estamos preparando outras novidades para os próximos meses. Com isso, pretendemos ganhar mercado”, complementou.

 

Durante o lançamento do Up TSI, o novo presidente da empresa na América do Sul, David Powels, comentou a situação do Brasil:

 

“O momento econômico nacional é muito complicado, mas o Brasil tem muito potencial. Nós acreditamos que este ciclo ruim acabará e o País voltará a crescer”.

 

O carro de entrada da Volkswagen chega ao mercado com novo motor 1.0 3c TSI, de 105 cavalos, que acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos, tem velocidade máxima de 184 km/h e será produzido na fábrica de São Carlos, interior paulista, que receberá investimento de R$ 450 milhões até 2018.

 

Este motor TSI é o primeiro a ser produzido no Brasil. O câmbio é manual de cinco marchas, que passou por algumas mudanças, para alongar as marchas. Uma versão automatizada pode surgir no mercado, mas a Volkswagen guarda este segredo a sete chaves.

 

O Up TSI é 4 cm maior no comprimento, com pequeninas mudanças no para-choque e a tampa do porta-malas será preta em todas as versões, diferenciando o Up TSI do Up tradicional.

 

Internamente, o acabamento segue o padrão das demais versões do Up, mas trazendo alguns diferenciais, que remetem a esportividade. O carro será vendido apenas na versão 4 portas, pois a montadora acredita que o duas portas não seria bem aceito no mercado, por questões culturais do brasileiro.

 

Confira o preço e os itens de série de cada versão:

 

Move Up TSI – R$ 43.490,00 – Direção elétrica, distribuição eletrônica de frenagem, ar-condicionado, faróis com máscara negra, vidros dianteiros elétricos, sistema de som com entrada USB, auxiliar e Bluetooth. Os opcionais são: sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve e faróis de neblina, que custam R$ 1 mil.

 

High Up TSI – R$ 48.040,00 – Rodas de liga leve aro 15, pneus verdes (com baixa resistência ao rolamento), faróis e lanterna de neblina, bancos com revestimento misto (couro sintético e tecido), volante com preto brilhante, sensor de estacionamento traseiro e todos os itens da versão acima. Os opcionais são: preparação para receber o sistema Maps&More e o próprio sistema, que custam R$ 1.516,00.

 

Black, Red e White Up TSI – 48.690,00 – Acabamento interno diferenciado com couro sintético, detalhes externos de acabamento, soleira das portas dianteiras em alumínio, rodas de 15 polegadas com desenho diferenciado e todos os itens já citados acima. Os opcionais são: Sistema Maps&More, preparação para instalação e bancos de couro, que juntos custam R$ 2.296,00.

 

Cross Up TSI – R$ 47.030,00 – Os equipamentos são os mesmos da versão High Up, as rodas tem desenho exclusivo, faróis de neblina com acabamento diferenciado, apliques nas caixas de roda e outros detalhes diferenciam esta versão. Os opcionais são: Sistema Maps&More, preparação para instalar e bancos de couro, que juntos custam R$ 2.296,00.

 

Speed Up TSI – R$ 49.990,00 – Os itens de série seguem a lista das versões Black/White/red, além disso, essa versão traz bancos de couro sintético, alavanca de câmbio, freio de estacionamento e volante também são revestidos em couro. Esta versão será vendida apenas na cor branca, com os retrovisores laterais na cor azul. Os opcionais são: sistema Maps&More e preparação para instalar, que custam R$ 1.516,00.

 

Saímos do hotel Royal Palm Plaza, em Campinas, sentido São Carlos, no interior paulista, para visitar a fábrica da Volkswagen, que fabricará o novo motor 1.0 TSI.

 

Logo ao entrarmos na D. Pedro I, sentimos a ótima calibração do motor 1.0 TSI, que tem muita força na saída e na terceira marcha já consegue atingir os 100 km/h. O câmbio alongado continua tão preciso quanto à versão MPI, sendo uma delícia “cambiar” o carro.

 

A direção elétrica fica mais rígida conforme a velocidade aumenta, o que transmite segurança para o motorista. A estabilidade é outro ponto positivo, tanto em curvas quanto em retas, o Up TSI vai muito bem. O isolamento acústico é ótimo.

 

Na hora de retomar a velocidade para fazer uma ultrapassagem, o motor responde bem, ajudando o motorista a realizar a manobra com segurança. Caso você reduza a velocidade de 120 km/h para 95 km/h, o carro consegue voltar aos 120 km/h sem que seja necessário reduzir para a quarta marcha.

 

O acabamento interno desta versão é impecável, além de detalhes modernos, que é uma das propostas do carro. O ponto negativo fica para a sensibilidade da tela do sistema Maps & More, que não é das melhores e requer um “jeitinho” para acessar as informações. (O Mundo em Movimento/Joel Leite e Caio Bednarski)