Governo não pensa em usar reservas internacionais para conter câmbio, diz Barbosa

DCI/Agência Estado

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou ontem, que o governo não estuda usar recursos de reservas internacionais para tentar controlar o câmbio. Segundo ele, as reservas – estimadas atualmente em US$ 360 bilhões – dão mais autonomia para o País na condução da política econômica, não tendo que recorrer a organismos internacionais.

“O governo não pensa em usar recursos de reservas internacionais”, afirmou Barbosa, em entrevista coletiva após a reunião da coordenação política no Palácio do Planalto.

Segundo o ministro, o acúmulo de reservas não é um movimento novo e exclusivo do Brasil. Barbosa disse que vários países têm adotado a mesma postura. Ele destacou que a iniciativa brasileira, adotada após o pagamento integral da dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI), é “importante” e diferencia o País daqueles que não seguiram tal postura.

Passado

Barbosa afirmou que o governo tem todo o controle da situação. Segundo ele, o País já enfrentou situações de flutuações cambiais muito maiores do que a situação pela qual passa atualmente.

De acordo com ministro, o País dispõe de todos os instrumentos necessários para superar as atuais dificuldades. “Vamos ajustar aonde for necessário”, disse.

Falando novamente da mudança meta fiscal, Barbosa afirmou que o governo propôs ao Congresso um novo superávit para 2015, de 0,15%, inferior ao discutido pelos parlamentares – o senador Romero Jucá (PMDB-RR) pretendia reduzir a meta fiscal do ano para 0,4%. Segundo ele, as metas sugeridas de 2015 até 2017 são aquelas que o governo avalia como “adequadas”. (DCI/Agência Estado)