Montadoras e concessionárias apostam nas promoções para superar a crise

Folha de S. Paulo

 

Desconto no preço, opcionais grátis, pagamento em dinheiro de parte do usado dado na entrada do novo veículo, juro zero no financiamento de modelos que valem milhões e até dinheiro na mão do consumidor que fizer test drive e acabar comprando carro de outra marca.

 

Contra vendas em queda, as concessionárias recorrem a promoções para fisgar o comprador. Até pouco tempo atrás, havia o chamariz da diminuição do valor de prestações do financiamento a cada mês e até viagem para Paris como brinde.

 

“Não dá para quantificar o que é mais eficaz, mas tudo o que despertar o interesse para a compra ajuda a levantar o mercado”, afirma Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave.

 

A federação dos distribuidores de veículos apurou recuo de 19,8% nas vendas de carros de passeio e comerciais leves no primeiro semestre em relação a igual período de 2014.

 

Segundo Luiz Moan, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes Automotores (Anfavea), essas iniciativas contribuem para uma expectativa mais otimista para a segunda metade do ano. O setor “deve manter uma certa estabilidade com tendência de leve crescimento”.

 

Descontão com brinde

 

A funcionária pública Juliana Kobata Chinen aproveitou o momento. “Pesquisava bastante e não queria me precipitar. Em maio, fui a um feirão da Toyota e consegui 10% de desconto”, diz, feliz com seu Etios 1.4 zero no lugar de um Fiat Palio 2008. “Além do descontão, ganhei um carregador USB de smartphone e até tinha sorteio de iPhones. Vi muitas pessoas comprando carros no dia”, afirma Chinen.

 

Decidida a trocar seu Renault Sandero por um zero de outra marca, a coordenadora de marketing Amanda Santoro de Souza Lima cogitou ficar entre um Honda HRV, um Citroën Air Cross e um Ford EcoSport. “Os vendedores estavam bem flexíveis. Na Citroën me ofereceram a versão topo de linha pelo valor do modelo de entrada”.

 

No fim, escolheu o Peugeot 2008. Lima conseguiu abatimento no IPVA, insulfilm, tapete e R$ 3.000 a mais por seu Sandero usado.

 

Foi convencida mesmo ao receber de brinde pintura perolizada.

 

Saldo sem juros

 

Toyota Hilux e SW4 com entrada de 30% e pagamento de 20% em 23 vezes, com juros dependendo da avaliação. Pagos esses 50%, o comprador pode quitar o saldo em uma única parcela, vender o veículo em concessionária Toyota (quitando os 50% restantes) ou oferecer o carro como entrada em outro modelo da marca.

 

No Etios, a marca oferece entrada de 60% e saldo em 36 vezes com taxa zero. No Prius, entrada de 60% e saldo em 24 vezes sem juros. (Folha de S. Paulo)