Volkswagen Truck & Bus cria Conselho de Administração

Transpo Online

 

A holding Volkswagen Truck & Bus GmbH, que reúne os negócios de caminhões e ônibus da Volkswagen AG, formou seu Conselho de Administração, formado numa base paritária. O Prof. Dr. Martin Winterkorn, presidente da diretoria (Board of Management) da Volkswagen AG, presidirá o Conselho de Administração (Supervisory Board). A sede social da Volkswagen Truck & Bus GmbH será Braunschweig, na Alemanha. O executivo brasileiro Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America, será membro da diretoria (Board of Management) dessa holding.

 

“A composição do Conselho de Administração representa o próximo grande passo em direção ao fortalecimento da nossa importante área de negócios de veículos comerciais. O Conselho de Administração e a diretoria trabalharão juntos para aproximar mais os nossos negócios com caminhões de médio e grande porte e suas marcas fortes – Scania, MAN Truck & Bus e MAN Latin America -, além de desenvolvê-los com êxito”, destacou Winterkorn.

 

Segundo Andreas Renschler, membro da diretoria da Volkswagen AG e responsável por “Veículos Comerciais”, a consolidação do conselho é um novo marco para a corporação, bem como a decisão sobre a sede coorporativa. “Juntamente com o Conselho de Administração, decidimos por Braunschweig porque o aeroporto de lá nos garante acesso direto às nossas marcas. Isso foi o fator decisivo para todos os envolvidos”, disse.

 

Sobre o futuro, o executivo confirmou a sinergias entre as empresas do grupo. “Em um próximo passo, a diretoria e o Conselho de Administração vão desenvolver a estratégia geral para as nossas marcas de caminhões. Nossa meta concreta é a de desenvolver uma aliança entre MAN, Scania e MAN Latin America para nos tornarmos um líder mundial”, enfatizou Renschler.

 

Membros do Conselho de Administração

 

Bernd Osterloh, presidente do conselho de trabalhadores da Volkswagen AG, disse: “O Conselho de Administração da holding de caminhões e ônibus é um comitê forte que pode se concentrar completamente nas necessidades do negócio de veículos comerciais de médio e grande porte. Os colegas da MAN e da Scania estão integrados em pé de igualdade e, portanto, podem representar seriamente os interesses dos empregados de suas fábricas. Reunindo nossas atividades de veículos comerciais sob o teto da Volkswagen Truck & Bus, nós estamos levando em conta a importância das nossas marcas fortes de caminhões dentro do Grupo Volkswagen.”

 

Os representantes dos acionistas que se juntam ao Conselho de Administração (Supervisory Board) são Hans Dieter Pötsch, membro da diretoria (Board of Management) da Volkswagen AG e responsável pelas “Finanças e Controle”; Dr. Francisco Javier Garcia Sanz, membro da diretoria da Volkswagen AG e responsável por “Aprovisionamento”; Dr. Leif Östling; Daniela Behrens, secretária estadual no Ministério da Economia, Emprego e Transporte da Baixa Saxônia; e Dr. Ferdinand Oliver Porsche.

 

Os representantes dos empregados no Conselho de Administração são Bernd Osterloh, presidente do conselho de trabalhadores da Volkswagen AG; Gunnar Kilian, secretário-geral do conselho de trabalhadores do Grupo Volkswagen; Athanasios Stimoniaris, presidente do conselho de trabalhadores do Grupo MAN; Günter Pröbsterm, presidente do conselho de trabalhadores da fábrica da MAN em Nuremberg; Johan Järvklo, representante do Sindicato Sueco dos Metalúrgicos na Scania; e Lisa Lorentzon, representante da Federação de Trabalhadores Assalariados da Indústria e Serviços na Scania. (Transpo Online)