No transporte escolar, todo cuidado é pouco

O Brasil Sobre Rodas

 

Com forte presença no segmento de vans com a marca Vanco, a Continental Pneus relaciona algumas dicas de segurança para quem é responsável pelo transporte de estudantes.

 

Segundo dados do censo escolar da educação básica do Ministério da Educação (MEC), 48,6 milhões de alunos estavam matriculados no sistema educacional do país em 2017. Trata-se de um universo expressivo e, embora não existam dados específicos, é significativo o papel das vans que fazem o trajeto casa-escola-casa em todo o território nacional.

 

Presente de forma marcante no segmento de vans por meio da marca Vanco, a Continental Pneus, integrante de um dos maiores grupos sistemistas do mundo, lembra a responsabilidade de se transportar estudantes e relaciona algumas dicas simples que impactam diretamente na segurança desse serviço.

 

Paradas frequentes para embarque e desembarque fazem parte da rotina do transporte escolar. Embora as laterais dos pneus para vans sejam reforçadas, o motorista sempre deve estar atento para evitar impactos contra o meio-fio. Esses choques, quando frequentes, desgastam o pneu e podem chegar a cortar a sua lateral ou até mesmo romper a lona da estrutura interna, permitindo o surgimento de bolhas. “O ar pressiona a parede da lateral por dentro e no ponto desgastado a bolha aparece, comprometendo totalmente o pneu, que deve ser substituído imediatamente, já que um pneu com bolha pode estourar a qualquer momento”, alerta Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus.

 

A calibragem periódica é mais um cuidado que o proprietário da van deve tomar, sempre utilizando a pressão recomendada pelo fabricante. A pressão correta contribui diretamente não só para o aumento da vida útil do pneu, mas gera maior segurança ao rodar. Ela também resulta em economia de combustível, o que é um dos itens de maior importância para quem tem um negócio no segmento de transporte e percorre grandes quilometragens diariamente. Um pneu com 3,0 psi (ou libras) de pressão abaixo da recomendada vai aumentar em até 2% o consumo de combustível. Traduzindo em números: uma van que percorra 30.000 km em um ano com calibragem abaixo da recomendada chega a desperdiçar um tanque de 55 litros, sem falar que o pneu ficará vulnerável a buracos e a outros imprevistos das vias que podem comprometer a segurança do veículo.

 

Outra dica importante é a atenção com o desgaste dos pneus. Por lei, é proibido no Brasil que um veículo trafegue com um pneu com sulcos com profundidade inferior a 1,6 milímetros ou que tenha atingido seu indicador de desgaste máximo. Nesses casos, há o comprometimento da eficiência nas frenagens em piso seco e, principalmente, em pista molhada.

 

Em seu canal no YouTube, a Continental disponibiliza uma série de vídeos educativos que colaboram com a segurança e com a prevenção de acidentes. Eles podem ser acessados o ano todo. Visite https://goo.gl/kQsHRn. (O Brasil Sobre Rodas)