PSA e Nidec criam joint-venture para motores elétricos

AutoIndústria

 

O Grupo PSA e a Nidec Leroy-Somer estão investindo € 220 milhões na criação da joint-venture Nidec-PSA emotors, dedicada ao design, desenvolvimento, fabricação e venda de motores elétricos. A nova empresa foi anunciada oficialmente nesta terça-feira, 22, pelo presidente mundial do Grupo PSA, Carlos Tavares, e o presidente e CEO da Nidec, Shigenobu Nagamori.

 

Esse investimento, segundo a PSA, vem reforçar a ofensiva de eletrificação do grupo, que oferecerá uma versão elétrica de todos os modelos das marcas Peugeot e Citroën até 2025.

 

Tal disposição foi comentada por Carlos Tavares em visita ao Brasil no mês passado. Segundo ele, qualquer fabricante de veículos que desejar se manter forte globalmente a partir da próxima década terá de desenvolver  – e controlar – tecnologias para o universo dos veículos híbridos e elétricos.

 

“A montadora que não detiver essas tecnologias ficará com o pires na mão. Só não vamos internalizar as células das baterias, pois não somos químicos”, brincou.

 

Quarenta engenheiros já foram recrutados para trabalhar na sede da joint-venture em Carrières-sous-Poissy, perto de Paris. Até o fim do verão europeu, cerca de trinta engenheiros adicionais devem reforçar essa equipe, em uma área dedicada à Pesquisa & Desenvolvimento.

 

Eles serão responsáveis pela concepção dos novos motores elétricos que serão produzidos na fábrica de Trémery, na região de Moselle, na França, e equiparão os veículos mild-hybrids (MHEV), os híbridos recarregáveis (PHEV) e os veículos elétricos (EV). (AutoIndústria)