Google testará veículo autônomo sem supervisão

O Estado de S. Paulo/The New York Times

 

A Waymo, divisão de carros sem motorista do Google, finalmente vai começar a testar veículos autônomos sem supervisão. A empresa anunciou ontem que carros equipados com o sistema de direção autônoma vão transportar passageiros na cidade de Phoenix, no estado norte-americano do Arizona, sem que nenhum de seus funcionários esteja sentado no banco do motorista, pronto para assumir a direção em caso de falha no sistema.

 

A novidade foi anunciada ontem pelo presidente executivo da Waymo, John Krafcik, durante a Web Summit, conferência internacional de tecnologia realizada até a próxima quinta-feira, 9, em Lisboa, Portugal. Os testes sinalizam que a tecnologia é confiável e está em um novo estágio de desenvolvimento.

 

Os carros, fabricados pela Fiat Chrysler, serão usados na operação de um serviço de carona paga oferecido pela Waymo na cidade, ainda em fase de testes. Os primeiros a utilizar o serviço serão passageiros que já estão participando dos testes da tecnologia na cidade americana. A princípio, a Waymo vai fazer as corridas com um engenheiro sentado ao lado dos passageiros no banco de trás do veículo. Haverá um botão de emergência para evitar acidentes, caso o sistema falhe.

 

Com o anúncio, a Waymo volta a ficar na dianteira do desenvolvimento dos carros sem motorista. Quando ainda era uma divisão do Google, o grupo de engenheiros da empresa foi um dos pioneiros a desenvolver esse tipo de veículo, ainda em 2009. Contudo, conforme o futuro do carro sem motorista ficou mais claro, muitas outras grandes empresas, entre montadoras e gigantes de tecnologia, passaram a desenvolver seus próprios carros autônomos.

 

Várias iniciativas ganharam força rapidamente, como a do serviço de carona paga Uber, que testa carros mais de 200 carros sem motorista em três cidades norte-americanas: Pittsburg, Phoenix e São Francisco. A empresa foi a primeira a usar os carros sem motoristas para transportar passageiros reais, mas só o faz com a presença de dois engenheiros especializados ocupando os bancos da frente dos carros. Eles ficam prontos para intervir, caso o sistema autônomo falhe. Não há previsão para que o Uber faça testes sem supervisão.

 

Embora no início da nova fase de testes a Waymo mantenha um funcionário no banco de trás, a empresa afirma que, eventualmente, pretende transportar passageiros sozinhos no veículo.

 

Carona

 

Junto com o anúncio dos testes do carro sem motorista sem supervisão, a Waymo também confirmou que o primeiro serviço que vai lançar para os carros autônomos será um aplicativo de carona paga, semelhante ao oferecido por Uber e similares em todo o mundo. Rumores de que a companhia entraria nesse mercado circulavam há meses, mas até agora os executivos não haviam confirmado a informação.

 

O serviço será gratuito no início, mas a empresa pretende começar a cobrar pelas corridas no futuro, tornando-se mais um concorrente para o Uber. (O Estado de S. Paulo/The New York Times/Caitlin O’Hara)