Empresa quer produzir micro-ônibus elétricos em Mato Grosso do Sul

Diário do Transporte

 

O estado do Mato Grosso do Sul deve contar até o final deste ano com uma nova fábrica de veículos elétricos, contando, inclusive, com a produção de um micro-ônibus movido com baterias.

 

A empresa Brave-Brasil demonstrou a intenção de montar uma unidade em Campo Grande e uma fábrica nas proximidades da fronteira com o Paraguai, de acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul – Fiems.

 

Segundo o BVMI e o presidente da federação, Sérgio Longen, uma reunião com os empresários da Brave-Brasil Veículos Elétricos, deu início às negociações.

 

“Os empresários da Brave-Brasil procuraram Mato Grosso do Sul na busca por informações de um local que dê competitividade para os seus produtos. Em um primeiro momento, a montadora de veículos elétricos se instalaria em Campo Grande e depois seria aberta uma filial da empresa na região de fronteira com o Paraguai para a produção de baterias para os veículos elétricos, beneficiando-se do Programa Fomentar Fronteiras oferecido pelo Governo do Estado”, disse.

 

Um dos donos da Brave-Brasil, Neriberto Pamplona, adiantou que o transporte coletivo, com um ônibus de pequeno porte, está nos planos da empresa.

 

“A nossa produção média será de 100 a 200 veículos por mês, entre micro-ônibus voltados para o turismo, para mobilidade em locais como resorts, parques, aeroportos e condomínios de alto padrão, city tours, que na Europa já é muito utilizado. Temos também um caminhão um pouco maior que uma Saveiro, para capacidade de 700 quilos, para entregas, e um BR Cross, para quatro pessoas usarem em circuitos urbanos, e outro para duas pessoas que pode ser usado para entregas”, informou.

 

O empreendimento deve contar com financiamento do FCO – Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste, que disponibiliza uma linha de crédito específico para novas tecnologias. Também deve haver parceria com o Senai, por meio do ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovação em Biomassa)

 

Outro sócio da empresa, Humberto Silva, disse que a empresa desenvolve tecnologia nacional, inclusive para recarga de baterias.

 

“A Brave produz esses veículos com tecnologia nacional, toda a parte de peças automotivas do mercado nacional, assim como a gestão de cargas das baterias, motores e tudo isso coordenado por esse grupo de inovação, que estudou o mercado para chegar a um conjunto de soluções. Inclusive com garagens fotovoltaicas para carregar esses veículos elétricos, o que deixa o gasto com combustível até oito vezes mais barato se comparado com o gasto com gasolina”. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)