BMW se prepara para produção em massa de carros elétricos até 2020

Reuters

 

A BMW está se preparando para produzir carros elétricos em massa até 2020 e terá 12 modelos diferentes até 2025, anunciou a montadora alemã na quinta-feira, em meio a corrida dos fabricantes tradicionais para recuperar o atraso em relação à Tesla, pioneira do carro elétrico dos EUA.

 

Os compradores de automóveis evitavam veículos elétricos por causa de seu alto custo e autonomia limitada até Tesla revelar o Modelo S em 2012, um carro que quebrou a barreira de 322 km com uma única carga.

 

Desde então, grandes avanços em tecnologia de bateria e uma repressão global à poluição na sequência do escândalo da emissão de poluentes dos carros a diesel da Volkswagen aumentaram a pressão sobre os fabricantes de automóveis para acelerar o desenvolvimento de alternativas de emissão zero.

 

A BMW, que lançou o carro elétrico i3 em 2013, disse que agora está preparando suas fábricas para produzir carros elétricos em massa em 2020, se a demanda por veículos com bateria decolar.

 

“Até 2025, vamos oferecer 25 veículos eletrificados – 12 serão totalmente elétricos”, disse o presidente-executivo Harald Krueger a jornalistas em Munique, acrescentando que os carros elétricos teriam uma autonomia de até 700 km.

 

Isso marca um incursão em eletrificação significativa por uma importante montadora. A BMW, que inclui as marcas Mini e Rolls-Royce e vendeu 2,34 milhões de carros no ano passado, anunciou a mudança no dia em que o rival menor Jaguar disse que ofereceria variantes elétricas ou híbridas de todos os seus modelos até 2020. (Reuters/Edward Taylor e Irene Preisinger)