Lucro da GM supera estimativas de Wall St e empresa promete reduzir estoques

Reuters

 

A General Motors divulgou nesta terça-feira lucro líquido trimestral melhor que o esperado nas operações continuadas, apesar de queda na receita, e prometeu reduzir a produção no segundo trimestre para diminuir o crescente estoque de veículos que não vendidos.

 

A maior montadora dos Estados Unidos manteve sua previsão de lucro para 2017. As notícias elevaram as ações da GM em mais de 1% antes da abertura dos mercados.

 

A divulgação de resultados acontece em um momento em que Wall Street está preocupada com a possibilidade da indústria automotiva norte-americana estar entrando em uma recessão. As montadoras têm divulgado queda nas vendas pelos últimos quatro meses consecutivos.

 

Os analistas estão preocupados com estoque de veículos não vendidos da GM, refletindo decisões para armazenar pickups e veículos utilitários esportivos antes dos planejado fechamentos de fábricas para equipá-las para produção de novos modelos.

 

A GM planeja cortar a produção norte-americana em 150 mil veículos no segundo semestre de 2017 em comparação com o primeiro semestre, disse o diretor financeiro Chuck Stevens a repórteres na terça-feira.

 

A GM divulgou lucro líquido de 2,4 bilhões de dólares ou 1,60 dólar por ação no segundo semestre, uma queda ante os 2,8 bilhões, ou 1,74 dólar por ação, um ano antes. Excluindo itens únicos, a empresa divulgou lucro por ação de 1,89 dólar.

 

Nesta mesma base, analistas em média esperavam lucro por ação de 1,69 dólar no trimestre.

 

A empresa divulgou receita de 37 bilhões de dólares no trimestre, ante 37,4 bilhões de dólares um ano antes e abaixo dos 40,1 bilhões de dólares esperados por analistas.

 

A GM disse que ainda espera lucrar entre 6 dólares e 6,50 dólares por ação em 2017. (Reuters/Nick Carey)