Conversão do veículo para gás natural deve ser feita em oficinas certificadas

Agência Câmara Notícias

 

Abastecer o veículo com GNV (Gás Natural Veicular) pode representar uma economia significativa nas despesas mensais. O gasto chega a ser 68% menor que com etanol e 57% menor que com gasolina, segundo dados da Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado). Os cálculos consideram a média de preços apurada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), a performance com cada combustível e uma quilometragem mensal de 2.500 quilômetros.

 

Por isso, converter o veículo pode ser um bom negócio, especialmente para quem roda mais, já que o custo de instalação do sistema de GNV passa de R$ 2.000 reais. Mas, na hora de procurar uma oficina para fazer a conversão, é importante verificar se o estabelecimento está certificado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Isso garante que o equipamento e os procedimentos adotados seguem padrões de qualidade e de segurança.

 

Segundo a Abegás, “as normas de segurança relacionadas à conversão do GNV são extremamente rígidas e seus controles são mais rigorosos do que a maioria das normas relacionadas a outros itens do veículo”. As oficinas credenciadas pelo Inmetro podem ser consultadas no site do instituto.

 

A entidade explica que os componentes do sistema de conversão são testados exaustivamente pelos fabricantes, assegurando uma confiabilidade elevada; em caso de escapamento, o GNV se dissipa rapidamente na atmosfera, evitando concentrações de produtos potencialmente perigosos; durante o abastecimento, não há contato do gás com o oxigênio, o que elimina risco de combustão; as normas de projeto e construção dos postos de abastecimento são tão ou mais severas do que aquelas empregadas na conversão dos veículos; e o GNV não pode ser adulterado, o que proporciona ao consumidor uma confiabilidade maior sobre a origem e a qualidade do produto. (Agência Câmara Notícias)