Volkswagen deixa porta aberta para negociações

Reuters

 

A Volkswagen deixou a porta aberta a uma potencial parceria com a Fiat Chrysler ou outro rival, uma vez que uma queda no lucro operacional em sua maior marca de automóveis mostrou os desafios que a empresa ainda enfrenta 18 meses após o escândalo de emissões.

 

A empresa alemã deve ver maior concorrência na Europa após o Grupo PSA comprar a divisão Opel da General Motors, dando origem a segunda maior empresa na região atrás da VW.

 

O chefe da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Sergio Marchionne, disse na semana passada que o acordo poderia eventualmente persuadir a Volks a procurar um relacionamento com sua própria empresa, uma sugestão que foi rapidamente rejeitada pela VW.

 

Mas em uma aparente mudança de tom, o presidente-executivo da VW, Matthias Mueller, sinalizou há interesse em parcerias. “Estamos mais abertos nessa conta do que costumávamos ser anteriormente”, disse, acrescentando que isso “não tem nada a ver com a FCA especificamente”.

 

Uma combinação da VW e da FCA poderia criar um gigante do mercado europeu com uma participação de cerca de 30%. (Reuters)