Para relembrar e reforçar os conceitos do Sistema Operacional, a Dana implantou o programa “DOS: Fundamentos – Back to the Basics”. Sorocaba foi a primeira unidade a receber o treinamento, que envolveu 20 líderes – técnicos de manufatura, coordenadores e supervisores. A intenção é melhorar o papel de cada profissional com relação à cultura de excelência operacional.
O programa abordou, em oito encontros, temas como liderança, 5S, segurança, qualidade, métodos e soluções de problemas e gerenciamento de fluxo de valor. Ministrado pelo coordenador de DOS em Sorocaba, Vitor Munari, o treinamento reforça a teoria do “aprender fazendo”: a ideia é colocar em prática em cada VS (Value Stream) todas as métricas e metas da ferramenta para, de fato, promover mudanças. Segundo Vitor, um dos aspectos que mais fez diferença é o Accountability Board. O quadro de gestão visual facilitou muito os trabalhos nos VSs. “Com o programa, alinhamos o papel de cada um”, diz Jean Ribeiro, Gerente de Manufatura de Sorocaba.
“A Dana, assim como nossos competidores, tem clientes (a nossa verdadeira razão de existir), pessoas (razão do nosso sucesso). Atualmente, as empresas de manufatura possuem seus sistemas operacionais, ter um não é mais um grande diferencial. E aqui reside a nossa grande missão: tornar a liderança de nossas equipes nosso grande diferencial, ficando acima dos nossos competidores”, afirma o Diretor de Operações Brasil, Alex Ricci.
Os técnicos em Manufatura Gilberto Veiga e Odair José da Silva participaram do treinamento e reafirmaram a importância da iniciativa. “O treinamento ajuda os team leaders a falar a mesma língua e ter o mesmo foco conforme os padrões Dana”, declarou Gilberto. “Participei da primeira formação do DOS aqui em Sorocaba. Só a teoria é uma coisa, a prática traz outra visão e experiência”, complementou Odair.