Desde que Sorocaba aderiu ao programa Selo Social, criado pelo Instituto Abaçaí Brasil com o intuito de transformar a realidade local, diversas organizações abraçaram a proposta e se tornaram investidoras sociais – inclusive a Dana, que já conquistou sua certificação.
O Selo Social, certificado concedido a empresas, entidades sociais e órgãos públicos que trabalham visando o compromisso social já executou mais de 1.200 projetos em 12 municípios brasileiros, sendo 563 deles em Sorocaba. São reconhecidos projetos que beneficiam as populações locais nas áreas de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Cultura, Inclusão, Economia, Política e Urbanização. O programa, que atesta a credibilidade das organizações, já foi implantado nos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
Segundo a representante do Instituto Abaçai Brasil Luciana Suemi, o Selo Social permite “integrar, instrumentalizar e estimular as organizações a realizarem projetos, investimentos e impactos sociais que contribuam para a desenvolvimento social das cidades”. A prefeitura de Sorocaba ainda beneficiará as organizações certificadas em leis de incentivo fiscal.
A Dana passou a fazer parte do time de investidores sociais em 2014. Além da experiência “suficientemente valiosa”, Luciana destaca outro fator que atrai as empresas. “Tanto para o articulador quanto para as organizações, a participação no Selo Social é gratuita. Isso só é possível graças aos investidores sociais.” “Em 2017, quatro projetos foram implantados: Plante uma Árvore, Jovens e Ação, SOS Educação e Amigos da Família”, informa a líder de Recursos Humanos de Sorocaba, Cristini Oliveira.