Reconhecimento e aprendizado caminhando juntos

Ex-funcionários foram recebidos com carinho e gratidão pelo trabalho desempenhado

O objetivo da Dana, ao criar há 18 anos o Programa Veteranos, foi preservar sua história e aprendizados por meio de seus colaboradores. Cuidado e respeito com as pessoas fazem parte das principais preocupações da companhia. Agora, a iniciativa de sucesso em Gravataí chega às plantas de São Paulo: Sorocaba, Jundiaí, Campinas e Limeira. “Nós identificamos as pessoas que se aposentaram com mais de 15 anos de casa e as convidamos para fazer parte do grupo de veteranos”, explica Paulo Cesar Oliveira, Gerente de Recursos Humanos Brasil. O primeiro encontro, em Sorocaba, reuniu 17 ex-funcionários. O primeiro contato foi realizado pelo setor de Recursos Humanos, explicando sobre o programa e convidando as pessoas para fazer parte, proposta aceita por todos os convidados, entre surpresas, lembranças e alegrias.

Grupo visitou instalações da planta e assistiu a apresentação sobre a Dana Brasil e global

Os antigos colaboradores foram recebidos na fábrica por lideranças com um café de boas-vindas. Em seguida, eles assistiram a uma apresentação com dados atuais da companhia em nível mundial. O ponto alto foi uma caminhada pela fábrica. “A visita na fábrica foi muito positiva, com a percepção que a empresa está mais viva. Para os empregados ativos foi bastante gratificante ver ex-colegas sendo valorizados”, explica Cristini Oliveira, Líder Recursos Humanos de Sorocaba

Novidades

Colocado em prática em julho de forma simultânea nas unidades de Jundiaí-Campinas e Sorocaba, o programa veio com novidades. Os ex-funcionários que aderiram ao Programa Veteranos receberam um crachá que dá livre ingresso às dependências das fábricas. Além disso, há duas novidades na implementação da iniciativa em São Paulo: acesso ao clube e à associação dos funcionários e um grupo no WhatsApp para informações sobre encontros, que ocorrerão a cada três meses, e para estreitar laços com a empresa. “A ideia é trazer também uma apresentação de SOPE (Programa de Solução de Problemas em Equipe). Queremos apresentar uma temática a cada encontro”, diz Paulo Cesar.

A implementação do Programa Veteranos em São Paulo proporcionou reencontros com amigos, colegas de trabalho e familiares. “Os depoimentos ao final do encontro também foram para nós a certeza de que estamos no caminho certo. A emoção e o sentimento de pertencimento à empresa foram ressaltados por todos, o que renovou as bases de engajamento com a Dana”, comemora Cristini.

Pai e filho: João Carlos e Antônio Tiburcio juntos na Dana

Em família

Em Jundiaí, a implementação do Programa Veteranos proporcionou  uma cena inesquecível: pai e filho, ex-funcionário e atual colaborador, respectivamente, juntos na fábrica. Antônio Tiburcio de Lima Neto, pai de João Carlos de Lima, se aposentou em 2001. Em julho, passaram pela experiência de compartilharem algumas horas juntos em seus antigo e atual trabalho. “Dezessete anos atrás meu pai encerrou sua carreira na empresa, completando seus 24 anos de dedicação, e aqui estamos, juntos novamente. Obrigado, Dana, por nos proporcionar momentos como este”, agradeceu João.

Share This: