Dana amplia portfólio com a produção de underbody

Dana amplia portfólio com a produção de underbody

Argo, da Fiat, será equipado com underbody produzido pela Dana

O underbody – protetor em alumínio acoplado embaixo do veículo para isolar o calor e amortecer vibrações – agora faz parte do portfólio da Dana.

A nova linha da Power Technology, em Gravataí, foi desenhada em parceria com o setor de engenharia de manufatura da Dana Brasil e é composta por quatro equipamentos para tornar a produção mais flexível e com custo competitivo. Como as chapas que servem de matéria-prima para a fabricação do underbody chegam a ter 1 metro de comprimento, foi necessário um projeto sob medida que inclui uma célula automatizada com robô para a aplicação de ilhós. “Hoje estamos falando em 600 mil peças/ano para uma linha e, estimando três linhas, teremos capacidade para dois milhões/ano”, garante o gerente de planta Paulo Loureiro, que prevê a operação em três turnos até o final de 2017.

O primeiro projeto relacionado ao underbody contempla três peças distintas para aplicação no modelo Fiat Argo no Brasil e na Argentina. Após um ano e meio de estudos e desenvolvimento, chegou-se ao produto final, alinhado com os conceitos de produção enxuta, ergonomia e segurança. A Dana já está desenvolvendo um protótipo para a Ford, que deve entrar em produção em 2018, e sendo cotada por outras montadoras – o formato do underbody é customizado de acordo com o projeto do cliente.

O sucesso da Power Technology não se restringe ao Brasil. A área também exporta os componentes para a Argentina e África do Sul.

Share This: