Nacionalização abre novos mercados

Mudanças na linha de produção ampliam portfólio e movimentam a economia local

SpicerCompactSeriesDriveshaft

Direcionar esforços para melhorias contínuas nos processos produtivos contribui para o incremento na eficiência da empresa. Em Gravataí, a otimização do site, aliada à qualificação da mão de obra, bem como o investimento em novas tecnologias e maquinário, permitiu a nacionalização da linha de componentes de eixos cardans para caminhões superpesados, antes fabricados na Alemanha. Com o apoio do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Fabricação de Máquinas, formado por sete profissionais que atuam em parceria com outros colaboradores no desenvolvimento tecnológico de novas ferramentas e softwares para as unidades da multinacional na América do Sul, a Dana gerou benefícios econômicos para a região, elegendo fornecedores locais de peças e serviços, e deixou de se sujeitar às oscilações econômicas das importações.

E a nacionalização trouxe mais economia: a série Compact, que equipa as principais marcas do segmento – Volvo, Iveco e MAN –, utiliza em seu processo o brochamento, que além de reduzir em 50% o tempo de produção dos componentes, gera ganho de 10% de eficiência em relação ao método convencional. O aumento da produtividade se deu, também, por meio da modernização e automação do maquinário, que favoreceu a ergonomia dos colaboradores.

Ampliação de portfólio. A parceria com a Dana norte-americana, além de investimento em tecnologia e o know how do time de Gravataí, também foram determinantes na decisão de trazer para a planta a fabricação de juntas homocinéticas para eixos cardans para picapes e utilitários da Rússia e Espanha. A otimização da estrutura do site, que conta com três tecnologias de forjamento, reduziu o tempo necessário para acabamentos, aumentando a produtividade e viabilizando a produção de outro produto, juntas homocinéticas com o dobro da capacidade de toque, voltadas para picapes de grande porte. Ao assumir a fabricação desses componentes, a Dana Brasil fortaleceu seu portfólio e ampliou estrategicamente a participação da operação brasileira na Dana Global.

 

 

Share This: