Fora-de-estrada produz engrenagens para eixos

Régio Leal, Roberto Haag, Jean Moraes e Valtor Júnior

A divisão Fora-de-estrada de Gravataí, que já produz peças para veículos agrícolas e de construção, passou a fabricar dois modelos de engrenagem para os eixos dessas máquinas – antes, eram importadas – e tem mais um em desenvolvimento. Aprovados pela Dana, alguns modelos estão em fase de testes pelos compradores: o cliente agrícola, por exemplo, coloca o eixo em um trator e deixa o veículo trabalhando. O último teste levou aproximadamente oito meses, e a previsão agora é que a nova engrenagem seja aprovada em abril de 2019.

A verificação na Europa é mais rápida, em uma bancada de testes na qual o componente “funciona” sem interrupção até atingir a quantidade de horas necessária para ser validado. Segundo gerente de operação da unidade, Roberto Haag, os novos componentes já foram testados e aprovados em laboratório na Itália e aguardam retorno do cliente para implementação. Enquanto isso, a produção já está em andamento para garantir o estoque, já que a importação da Europa leva cerca de 60 dias.

Eixos de construção também estão na linha de desenvolvimento da divisão Fora-de-estrada e devem ser validados até a metade deste ano. A estimativa do gerente é ter quatro modelos de engrenagem aprovados ainda nesse semestre para, então, começar a produção.

A Dana Brasil teve suporte das unidades da Europa e Estados Unidos para essa nova produção, usando a mesma tecnologia e adaptando o tipo de aço, que continua sendo compatível com o importado. Antes, as engrenagens eram importadas da Ásia ou Europa ou vinham de um fornecedor brasileiro. Agora, todo o processo será local e destinado ao mercado nacional.

Oportunidades

As engrenagens abrem a possibilidade de fornecimento das peças tanto para o mercado local quanto para exportação. Rodar os modelos em ritmo de produção permite à Dana afirmar, perante os clientes, que tem know how e capacidade para atrair novos negócios, garante Haag.

Isso é possível também graças às reformas e aquisições promovidas pela empresa na linha de rodagem. Um dos equipamentos usados na fabricação das engrenagens data de 1979, mas teve toda sua parte elétrica e eletrônica refeita. “Já temos para esse ano mais um investimento aprovado para a reforma de outra máquina”, diz Haag. A divisão trabalha com sete máquinas – cinco delas vieram de outros sites da empresa e já foram reformadas, uma foi construída no Brasil e outra veio de um fornecedor na Europa.

A busca por soluções que estimulam a produtividade originou o Núcleo de Desenvolvimento e Fabricação de Máquinas, referência na América Latina e responsável pela reforma das máquinas da unidade Fora-de-estrada.

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