Feito em casa

Equipe da Forjaria produz peças que serão usinadas por outras fábricas

A Dana reconhece, em nível mundial, a importância da verticalizar a produção. Estudos estratégicos apontam quais componentes devem ser produzidos ou comprados. Na Unidade de Forjados na matriz em Gravataí, o gerenciamento é feito de perto para toda a cadeia de produção, desde a chegada do aço até a entrega do produto acabado ao cliente. Na maioria dos casos, os itens são produzidos e entregues brutos para outras unidades da Dana Brasil, nas quais as peças passam pelos processos de usinagem e acabamento – um exemplo é o que ocorre na unidade de Cardan, também na unidade gaúcha. “Mantivemos a Forjaria e verticalizamos mais do que em outras unidades da Dana no mundo”, explica o Gerente de Manufatura da Forjaria Gravataí, Carlos Mascia.

Todas as matrizes utilizadas na confecção dos componentes na Forjaria de Gravataí têm origem na Matrizaria, onde são criadas matrizes de aço que moldarão a barra de aço cilíndrica cortada no início do processo. As matrizes são projetadas – e calculadas – no computador. O desenho é transformado em uma matriz que forjará a peça.

Forjamento a quente, utilizado para maiores tonelagens

Capacidade e vantagens

São quatro as vantagens da Forjaria estar tão perto das demais operações: menor custo, flexibilidade (se a Dana precisa de uma peça com urgência, tem prioridade), comunicação e qualidade. “No Brasil, temos uma grande vantagem competitiva de manter o forjamento dentro de casa, já que nossas operações são mais efetivas que os fornecedores locais. A experiência em manufatura aumenta nossa competitividade, bem como a aplicação dos conceitos do Sistema Operacional Dana nestas atividades”, ressalta o Diretor de Excelência Operacional Brasil, Nelson Wagner.

A Dana Brasil tem operações de forjaria em Gravataí, em Jundiaí e em Campinas, que fornecem não somente para as operações de usinagem da Dana Brasil, mas para as globais como México e EUA. Com estas operações dentro do controle da empresa, é possível uma otimização do processo e do produto, eliminando desperdícios. Nos últimos anos houve redução significativa na quantidade de aço retirado na usinagem dos forjados, bem como do que é eliminado no processo de forjamento, como rebarba ou sucata. A velocidade e flexibilidade das operações também permite desenvolver rapidamente novos produtos ou alterar existentes, atendendo melhor as expectativas dos clientes.

 

Share This: