Ergonomia: sempre prioridade

Fabrício Queiroz, Paulo Sieczkowski, Fernando Silva, Jonas Wecker e Paulo Loureiro

Cuidados com a ergonomia, prioridade em todas as operações da Dana, já renderam reconhecimentos como a medalha de Prata no Prêmio Proteção Brasil 2017, que também considerou o trabalho desenvolvido na área de Tecnologias de Força em Gravataí o melhor case na Região Sul.

A iniciativa de elaborar um plano de ação para instalar a cultura de ergonomia e segurança partiu das lideranças da operação e contou com o apoio da área médica da empresa. “O processo surge do cuidado com as nossas pessoas, e este nível de cuidado é fora do padrão que se vê no mercado, o que culminou com a premiação”, afirma o gerente da operação, Paulo Loureiro. Melhorar a ergonomia nos postos de trabalho foi o primeiro passo: começou com o treinamento das lideranças e operadores sobre o que é ergonomia e quais são as ferramentas que integram a relação homem/máquina em mais de 140 horas entre teoria e exercícios práticos

Especialistas avaliaram a ergonomia dos postos de trabalho e propuseram ações para aprimorá-la, de forma a prevenir e reduzir casos de doenças ocupacionais. Para isso, foi implantado um checklist. “Essa ferramenta é muito importante para o processo porque ela é muito fácil de usar. Hoje, os próprios técnicos de manufatura têm condições de aplicá-la”, explica o gerente de Manufatura, Fabrício Queiroz. “Na área de preparação, investimos em um atuador a vácuo para evitar que os operadores erguessem peso. Esse foi um ponto evidenciado como crítico nas avaliações e hoje melhoramos drasticamente, já que o atuador é que faz o esforço. O operador apenas o movimenta”, acrescenta Fabrício.

As melhorias promovidas –mais de 140 – são tão eficientes que a Dana trabalha para implementar o checklist em outros países. “É um reconhecimento importante do potencial do nosso trabalho”, completa Loureiro.

Agora, operador não precisa fazer esforço

A ergonomia também é abordada no programa de Solução de Problemas em Equipe (SOPE) –trabalhos com base em situações vividas pelos operadores ajudam diretamente no plano de ação. Um exemplo foi a adaptação de esteira à uma máquina para evitar que o colaborador abaixasse para pegar as peças (foto ao lado). Este processo tem inspiração no Sistema Operacional da Dana (DOS), mais especificamente no Passo 17, referente à segurança. Já eram executadas auditorias de Passo 17 e isso foi aprimorado: ambas são feitas simultaneamente. “Isso tudo é que traz reconhecimento interno e externo para a Dana”, garante o médico e ergonomista Paulo Sieczkowski.

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