Com o objetivo de aumentar sua participação de mercado, a Dana Brasil reassumiu, em 2017, a venda direta de peças de reposição para distribuidores, após um longo período de exclusividade com um único cliente. “Estamos vivendo um momento novo com esse retorno e, para isso acontecer, houve um grande movimento da Dana, com uma estrutura complexa para atender a esse novo modelo de negócio”, pontua o diretor de Vendas para o Mercado de Reposição da Dana Brasil, Carlos Dourado.
Focada no crescimento e fortalecimento da marca no mercado de reposição, a Dana Brasil formou uma equipe totalmente voltada ao Aftermarket, com 55 profissionais e um grupo de representantes comerciais. “São dez empresas espalhadas pelo Brasil com profissionais que conhecem profundamente o mercado. Tudo isso tem contribuído para os excelentes resultados dessa retomada”, comemora Dourado.
As peças de reposição são fabricadas nas unidades Gravataí, Sorocaba (SP), Jundiaí e Diadema (SP). Por ter uma localização estratégica, próxima de todos os rodoanéis, Diadema foi escolhida para a construção do Centro de Distribuição, o 13º da empresa no mundo. “Com pouco mais de 2 mil metros quadrados, ele fica na Fábrica de Suspensão e tem cerca de 40 pessoas trabalhando em dois turnos”, destaca o diretor.
DESAFIOS DO NOVO CAMINHO
Identificar os clientes tem sido um dos desafios da retomada da venda direta de peças de reposição, mas a qualidade e a segurança creditadas à Dana garantem a fidelidade dos consumidores, lembra o Coordenador de Planejamento de Produto, Rodrigo Minozzo. “A Dana é uma referência há 100 anos. Muitos clientes lembraram de quando compravam diretamente de nós, e têm interesse específico no nosso produto. ”
Segundo Dourado, o mercado de reposição de peças se encontra em um momento muito bom. “A frota de veículos que têm entre cinco e dez anos cresceu demais e isso faz com que o aftermarket atravesse um momento favorável, principalmente na linha leve”. A Dana possui uma forte presença de mercado nos segmentos leve, pesado e off-highway, trabalhando os mais diversos elementos de um veículo.
O retorno positivo já permite à empresa estimar um crescimento importante para este ano: o início das operações de exportação para a América do Sul. “A estrutura desenvolvida para atender o mercado brasileiro nos permite a expansão. A Dana sempre atuou em mercados do México e América Latina. Vamos usar isso como sinergia para atender melhor esses mercados”, ressalta Minozzo. “O crescimento do Aftermarket é peça fundamental. As ações que estamos tomando no Brasil estão completamente alinhadas com a estratégia global”, finaliza Dourado.