Em sua 30ª edição, o SOPE (Solução de Problemas em Equipe) reuniu, pela primeira vez e em Gravataí (RS), não apenas as equipes locais, mas os concorrentes de Diadema e Sorocaba (SP). Um dos pilares do DOS (Dana Operating System), sistema que promove a cultura de alta performance na Dana, o SOPE estimula e reconhece iniciativas dos colaboradores para melhorias em ergonomia, segurança e demais operações que envolvem o processo produtivo.
Segundo o responsável pelo departamento de Excelência Operacional da Dana no Brasil, Nelson Wagner, a inédita edição nacional proporcionou uma importante troca de experiências e integração entre os profissionais das três plantas. Neste ano, 19 equipes participaram do concurso, 12 na categoria Estande e 7 na Palco. “Além da oportunidade de compartilhamento de soluções, também é uma chance muito boa das pessoas se exporem à gerência, à diretoria”, avalia Nelson, ressaltando que isso é fundamental para que as lideranças da empresa conheçam melhor os funcionários e a realidade fabril.
A equipe ‘Articulação’ foi a primeira colocada na categoria Estande com o projeto “Aumento de Eficiência em Máquina Gargalo”, com incremento de 25% na demanda de produção na linha do produto Mancal e sem a necessidade de um terceiro turno de trabalho. O aumento no número de dispositivos possibilitou carregar mais peças por vez e o uso de produto especial na operação de limpeza impulsionou a capacidade de produção de 600 peças/hora para 1.200 peças/hora, com a redução de 50% no tempo operacional da máquina.
Na categoria Palco, a equipe ‘da Pesada’ venceu o concurso com o projeto “Quebra do alojamento do batente na matriz final da recalcadora”, que ocorria devido ao grande esforço no cassete (base onde situa-se a matriz para o forjamento da peça), ocasionando deslocamento e aumento das dimensões do forjado. O aumento do alojamento do batente reduziu o retrabalho e a sucata.
Ganhadores Estande
1o lugar
Grupo: Articulação
Fábrica: Power Technology
Projeto: Aumento em produtividade
2o lugar
Grupo: Processo Especial
Fábrica: Cardan
Projeto: Alto custo com a manutenção de indutores
3o lugar
Grupo: Inventário
Fábrica: Power Technology
Projeto: Redução do custo em transporte
Ganhadores PALCO
1o lugar
Grupo: Da Pesada
Fábrica: Forjaria
Projeto: Quebra do alojamento da matriz final da recalcadora
2o lugar
Grupo: Slip Yoke
Fábrica: Cardan
Projeto: Alto custo com sucata de concentricidade fora do especificado para as luvas Toyota
3o lugar
Grupo: Equipinhão
Fábrica: Forjaria
Projeto: Quebra excessiva de navalhas para corte de tarugos da ponteira
SOPE da Dana Brasil em 2016
Quantidade de equipes inscritas: 291
Quantidade de projetos registrados: 2.946
Quantidade de Projetos concluídos no ano: 1.773
Quantidade de pessoas participando: 1.070