A pandemia de Covid-19 provocou inúmeras mudanças nas relações sociais — e, principalmente, no trabalho. Na Dana, após breve pausa, boa parte dos processos foram retomados, seguindo os mais rigorosos protocolos sanitários, o rodízio dos colaboradores e o home office sempre que possível. As adequações, entretanto, criaram novos desafios para manter o atendimento de premissas da manufatura enxuta e do DOS, o Sistema Operacional Dana.
Para substituir todo tipo de reuniões presenciais, como as diárias na fábrica ou mesmo as mensais, como as do Comitê de Segurança, os times na operação de Sorocaba passaram a utilizar o Microsoft Teams, plataforma unificada de comunicação e colaboração que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho. O Teams passou a ser usado no começo do ano e ao ser amplamente adotado, se mostrou eficaz no aumento da produtividade e redução de desperdícios – em linha com os fundamentos do nosso sistema operacional e com a melhoria contínua, um de nossos valores.
César Mariano, coordenador de gestão integrada de segurança e meio ambiente explica por que estas reuniões digitais vieram para ficar pois trazem importantes ganhos de produtividade: “sem a necessidade de deslocamentos pela fábrica, os encontros começam no horário previsto e são mais objetivos, seguindo a pauta previamente estabelecida. O recurso de armazenamento de arquivos, que inclui a segmentação em pastas, garante a distribuição eficaz e o acompanhamento de tarefas para o cumprimento de prazos em tempo real e elimina, em grande parte, o uso do papel, atendendo aos requisitos da ISO 14.001 e 45.001. Outro recurso, o Planner, permite quantificar e acompanhar as ações em andamento. A interação com outros aplicativos, como o Outlook, traz ganhos na distribuição de tarefas.”
As equipes já exploram o uso de outra ferramenta do pacote, o Power App, para que o check-list dos operadores de empilhadeira seja feito pelo celular. Gustavo Henrique, analista de segurança destaca: “a ideia é que, cada vez mais, todos os processos sejam eletrônicos, com melhor visibilidade das demandas, tratamentos e soluções, simplificando nossos processos.”
Daniel Pereira, Plant Manager das operações em Sorocaba finaliza: “O tempo de resposta aos desafios apresentados pela pandemia, trazendo ganhos de produtividade e sinergia, além de estar em linha com as regras de distanciamento social, demostram o potencial da capacidade inovadora, engajamento e dedicação dos nossos times para com os resultados de nossa operação e da Dana, e assim, juntos, vamos conseguindo superar os desafios de cada dia.”