Arquivos da Categoria: Artigo

Redução nos impostos ajuda, mas faltam soluções de médio prazo

CarPoint News   O plano anunciado pelo Governo Federal para aliviar a carga tributária sobre automóveis de até R$ 120.000 teve forte viés político e mostrou uma lamentável descoordenação ao não detalhar de imediato por quanto tempo será válida (ora se fala em quatro meses, ora em um ano). Também não se resolveu a questão… Leia mais »

A energia renovável, o álcool e o futuro

O Estado de S. Paulo   A cana-de-açúcar afirmou-se no Brasil como fonte de energia renovável e limpa, ativo precioso na composição da matriz energética brasileira, capaz de reduzir o uso dos combustíveis fósseis, vilões reconhecidos na emissão dos chamados gases de efeito estufa.   O álcool usado como combustível ou misturado com a gasolina… Leia mais »

Dúvidas sobre o carro popular

O Estado de S. Paulo   O relançamento pelo governo do carro popular veio com um punhado de inconsistências e mais um tanto de dúvidas.   Foi algo muito improvisado. O próprio presidente Lula pediu desculpas por apresentar tudo muito cru e necessitar de preparação pelos Ministérios da Fazenda e da Indústria e do Comércio.… Leia mais »

Incentivo às montadoras, de novo

O Estado de S. Paulo   O governo de Lula da Silva anunciou que lançará um pacote de medidas para estimular o setor automotivo e as vendas do chamado “carro popular”. De acordo com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, a ideia é reduzir o preço de veículos de… Leia mais »

Medidas se chocam com política fiscal

O Estado de S. Paulo   Acaba de ser aprovado um novo arcabouço fiscal, que permite expansão dos gastos públicos em termos reais, ainda que limitada a uma taxa máxima de 2,5%. Esse crescimento de despesas, entretanto, precisa ser financiado, o que ocorrerá via aumento de arrecadação. Como sinalizado pelo governo, há várias possíveis fontes,… Leia mais »

Revitalização da indústria

O Estado de S. Paulo   É complicado armar uma política industrial redentora numa economia ainda mal arrumada, quando o País cresce pouco ou quase nada, a inflação anda pela casa dos 6% ao ano, os juros básicos estão em 13,75%, o passivo público continua a crescer, o sistema tributário é uma bagunça e consumidor… Leia mais »

Brasil, o país da jabuticaba. E por que não do carro popular?

AutoIndústria   Neste mês, mais exatamente no dia 12, foi aniversário de 45 anos da eclosão da greve na Scania, fabricante de caminhões e ônibus até hoje sediada em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Na época, ainda morando em Santo André, na mesma região, eu cobria a área sindical no Diário do Grande… Leia mais »

O petróleo da foz do Amazonas

O Estado de S. Paulo   A decisão do Ibama de negar o pedido da Petrobras para a exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas tem importantes consequências ambientais e econômicas. Mas não se restringe apenas a isso. Pode ser uma oportunidade para que o País defina o que pretende fazer com suas riquezas… Leia mais »

A volta do carro popular

Diário do Grande ABC   O carro popular, que embalou a indústria automobilística brasileira e deu rodas a muitos patrícios nas décadas 90 e 2000, volta à pauta de discussões. O governo acha exagerado um veículo dito popular custar hoje R$ 70 mil, e faz estudos e gestões para conseguir fechar um produto que possa… Leia mais »

A influência do cobre e do alumínio para o avanço do mercado de carros elétricos

Portal da Autopeças-Sincopeças   Historicamente, o mercado automotivo impacta diretamente o desenvolvimento econômico mundial e o Brasil não é uma exceção a esta regra. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (Anfavea), o segmento responde por cerca de 22% do Produto Interno Bruto (PIB) da indústria e aproximadamente 4% do PIB total do… Leia mais »