O Brasil Sobre Rodas
A Estapar, maior empresa de estacionamentos do Brasil, e a Eletrobras, maior companhia do setor elétrico da América Latina, estão unidas em torno do propósito de ampliar a oferta de eletropostos para o carregamento de veículos elétricos em todo o país. Em uma parceria inédita, as duas marcas anunciam a inauguração conjunta de dois grandes hubs de recarga, em São Paulo e no Rio de Janeiro, que entraram em operação e têm capacidade para suprir uma demanda crescente por áreas com serviço de recarga para veículos elétricos com a disponibilização de carregadores.
O fornecimento da energia fica a cargo da Eletrobras, e a infraestrutura, assim como o gerenciamento das duas operações estão a cargo da Estapar e de sua subsidiária, Zletric, detentora da maior rede de recarga de veículos elétricos do país.
A carência de infraestrutura, apesar da evolução do mercado, ainda é um dos principais entraves para o avanço da mobilidade elétrica no Brasil. Neste cenário, iniciativas como essa contribuem para que o mercado cresça e, com isso, os interessados em comprar veículos elétricos tenham mais comodidade no dia a dia.
Para visualizar as vagas disponíveis, os motoristas podem utilizar o app Zul+, que conta com um mapa atualizado com todos os eletropostos da Zletric espalhados pelo Brasil. Na tela constam informações como potência, o modelo e o número de plugues, além de apresentar o horário de funcionamento das estações de recarga. A ação também está disponível para a visualização dos eletropostos de Congonhas e Cinelândia.
Congonhas
Em São Paulo, o novo hub funciona na área premium do estacionamento do Aeroporto de Congonhas, que passa a chamar “Área Premium Eletrobras”. O espaço conta com 24 carregadores disponíveis ao público, além de uma sala VIP exclusiva, com assentos e café.
“Seja para quem estiver indo viajar, seja para quem frequenta a região, o hub garantirá conveniência e conforto aos motoristas que fizerem a recarga em Congonhas”, afirma Emílio Sanches, CEO da Estapar, ao destacar a ampla capacidade de fornecimento que será viabilizada por meio da parceria. “É uma união que permitirá a ampliação das redes de eletropostos existentes, tendo em vista o crescimento do mercado de veículos elétricos e, consequentemente, a demanda por recargas. Esperamos que essas duas inaugurações sejam as primeiras de muitas outras que virão nos próximos anos”.
Cinelândia
No Rio de Janeiro, por sua vez, o novo hub funciona na área premium do Estacionamento Estapar da Cinelândia (Av. Rio Branco, 290 – Centro) em moldes semelhantes aos de São Paulo. O espaço tem 22 carregadores disponíveis ao público, com sala VIP exclusiva aos usuários, e alta capacidade de suprimento da demanda local – inclusive com dois equipamentos de recarga rápida.
“A parceria para implantação e desenvolvimento do hub é mais um passo da Estapar como autotech preocupada em fornecer ações e comodidades aos motoristas, atuando para além de um estacionamento”, enfatiza Sanches.
“A Eletrobras quer se tornar, cada vez mais, uma empresa voltada para os clientes, e a parceria com a Estapar é um passo importante nesse processo de transformação da companhia, que busca, por meio de soluções em energia, dar sua contribuição para a transição energética e para a descarbonização”, afirmou o presidente da Eletrobras, Ivan Monteiro.
A Estapar é detentora da maior rede de estacionamentos do Brasil, presente em 96 cidades, de 18 estados, além de responsável pela operacionalização do sistema rotativo de vagas (Zona Azul) de São Paulo e de outros 18 municípios. A empresa possui ainda o aplicativo Zul+, plataforma digital que reúne mais de 20 tipos de funcionalidades e atualmente soma mais de 6,5 milhões de usuários no território nacional. Ao todo, a companhia administra mais de 400 mil vagas em sistemas on-street e off-street. Presente no mercado nacional há mais de 43 anos, a companhia tem suas ações negociadas na B3 com o código ALPK3 e tem investido em parcerias que agregam sobretudo a tecnologia e experiência do cliente em favor de seus usuários.
A Eletrobras é a companhia de energia elétrica líder em geração e transmissão no Brasil, atuando também na comercialização de energia. Atualmente, conta com 86 usinas em operação, com 44,1 gigawatts (GW) de capacidade instalada, sendo responsáveis por 22% da capacidade nacional. A empresa também opera 73,9 mil quilômetros de linhas de transmissão, o que representa 37% do Sistema Interliga Nacional (SIN). Do total de energia gerada pela companhia, 97% são provenientes de fontes com baixo teor de emissão de gases do efeito estufa (hídrica, eólica e solar), contribuindo para que a matriz energética nacional seja uma das mais limpas do mundo. (O Brasil Sobre Rodas)