Frota & Cia
O Grupo Hyundai Motor está investindo na construção de uma fábrica, que está sendo chamada de Hyundai Motor Group Metaplant America (HMGMA), no Estado da Geórgia, nos Estados Unidos. Para atuar na logística da montadora a partir do novo complexo industrial foram importados 21 caminhões do modelo Xcient, movido a células de combustível a hidrogênio, por meio do porto de Brunswick, próximo à planta.
A operação logística será conduzida em parceria com a empresa Glovis America. “Na HMGMA, estamos comprometidos em criar soluções de transporte sustentáveis. Nossos caminhões Xcient com célula de combustível de hidrogênio produzem zero emissões e oferecem uma alternativa mais limpa aos métodos tradicionais de logística de peças usados em outras instalações industriais“, diz Oscar Kwon, CEO da HMGMA.
Os caminhões transportarão, diariamente, peças de veículos desde os fornecedores de toda a região até o complexo industrial HMGMA. Durante as operações iniciais, os caminhões XCIENT farão o transporte de peças entre fornecedores e um Centro de Consolidação, e, posteriormente, essa logística será expandida para uma rede mais ampla de fornecedores.
Segundo Jim Park, vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Negócios de Veículos Comerciais e Hidrogênio da Hyundai Motor América do Norte, a utilização dos caminhões Xcient para logística e operações da HMGMA é uma das principais iniciativas da HTWO Logistics e representa mais de 1/3 da frota que será utilizada pela Glovis. “A iniciativa é parte de nossa estratégia e visão de apresentar um ecossistema logístico de hidrogênio de circuito fechado e melhorar a sustentabilidade ambiental das operações industriais“, destaca.
A montadora explica que HTWO Logistics é a sua nova marca de negócios da cadeia de valor do hidrogênio, oriunda de uma joint venture entre a Hyundai Motor Company e a Glovis America, que considera os negócios e afiliadas do Grupo para atuação em operações industriais, de armazenamento e transporte. “HTWO representa ‘Hidrogênio’ e ‘Humanidade’. Uma estação de produção e reabastecimento de hidrogênio também está sendo desenvolvida para o local e será anunciada posteriormente”, informa Park. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)