Solaris entrega ônibus com passaporte de bateria na Europa

Frota & Cia 

 

O primeiro ônibus produzido em série do mundo com passaporte de bateria é o modelo elétrico Solaris Urbino 18, que acaba de se juntar à frota da BVG em Berlim. O passaporte de bateria é um documento digital que fornece informações detalhadas sobre a origem e composição da bateria, promovendo uma gestão de matéria-prima mais responsável e sustentável.

 

A fabricante Solaris entregou o veículo com o passaporte três anos antes das regulamentações europeias, que vão passar a exigir este documento em todos os elétricos a partir de 2027.

 

O modelo é equipado com baterias Solaris High Energy com capacidade de cerca de 700 kWh. É o primeiro de 50 ônibus elétricos articulados encomendados pela BVG Berlin no final de 2023, com todo o pedido previsto para ser concluído até 2025.

 

Passaporte de bateria

 

De acordo com o novo Regulamento (UE) 2023/1542 do Parlamento Europeu e do Conselho de 12 de julho de 2023 sobre baterias e resíduos de baterias, um passaporte digital de bateria será exigido a partir de 18 de fevereiro de 2027 para cada bateria, incluindo aquelas em veículos elétricos.

 

Um passaporte de bateria é um documento digital que fornece informações detalhadas sobre uma bateria – sua composição, origem dos materiais, impacto ambiental e dados necessários para a reciclagem adequada. Os dados necessários incluem informações sobre a composição química, conteúdo crítico de matéria-prima, pegada de carbono e participação de materiais renováveis.

 

O documento visa aumentar a transparência em todo o ciclo de vida da bateria – desde a extração e uso da matéria-prima até a reciclagem. As baterias de veículos elétricos contêm materiais valiosos e raros, e seu gerenciamento responsável é crucial para preservar os recursos naturais e minimizar o impacto ambiental.

 

O passaporte da bateria permite o rastreamento de matérias-primas como lítio, cobalto e níquel, promovendo o fornecimento responsável e ético. O acesso a dados detalhados sobre composição e impacto ambiental também apoia a reciclagem eficiente e o uso ideal de materiais renováveis. (Frota & Cia/Victor Fagarassi)