IVECO entrega primeiros ônibus elétricos de Roma

Frota & Cia

 

Nesta última terça-feira (10), a IVECO começou a entrega de seus ônibus elétricos para a cidade de Roma, na Itália. Os veículos têm 12 metros e ao todo vão somar 411 e-buses (concedidos no início de 2024) que devem estar em circulação até 2026 nas estradas.

 

Os primeiros oito ônibus elétricos, apresentados hoje, entrarão em serviço em 20 de janeiro, enquanto a entrega completa será concluída até abril de 2026. Eugenio Patanè, Conselheiro da Mobilidade de Roma, comemorou o marco.

 

“Graças aos 411 ônibus elétricos e aos mais de 1.100 novos veículos que colocaremos em serviço até 2026, em Roma teremos uma frota com uma idade média de pouco mais de 5 anos, ou seja, entre as mais baixas da Europa, e com sistemas avançados como o Tap&Go, que continua a ser extraordinariamente bem-sucedido’.

 

Detalhes técnicos

 

Configurados com carrocerias de 12 e 18 metros de comprimento, os e-Way será equipados com baterias de 69,3 kWh. As baterias NMC (Níquel-Manganês-Cobalto) utilizadas nos E-Way são consideradas uma das mais avançadas tecnologias por ter alta densidade de energia.

 

Com o pedido da ATAC (operadora do transporte de Roma), a Iveco Bus enfileira uma sequência de encomendas recentes de ônibus elétricos, casos Busitalia, Grupo Autoguidovie, GTT Turin e ATM Milão. “Este novo contrato confirma que a nossa solução E-Way satisfaz as expectativas de descarbonização do transporte público italiano”, resume Giorgio Zino, diretor de Operações Comerciais da IVECO BUS Europe. (Frota & Cia/Victor Fagarassi)