Renault Stepway, Sandero e Logan recebem nota zero em teste de segurança

Motor 1

 

O Latin NCAP divulgou nesta última quarta-feira (4) os resultados obtidos em nova rodada de testes. A avaliação contemplou 4 veículos da Renault e não foi positiva para a empresa. Nas provas de impacto, Sandero, Logan e Stepway foram mal e amargaram a nota zero. Vale lembrar que, no Brasil, apenas o Stepway é oferecido, enquanto o Logan já deixou de ser produzido, mas ainda aparece no site da marca.

 

De acordo com a entidade, os três veículos alcançaram apenas 33% de proteção para ocupantes adultos e receberam penalidades principalmente nos testes de impacto lateral de poste. Já a proteção para crianças foi de 61%, ao passo que a proteção para pedestres foi de 46%. Por fim, a nota para sistema de assistência à segurança foi 0%. As pontuações valem tanto para Sandero quanto para Logan e Stepway, levando em conta derivarem do mesmo projeto e compartilharem a mesma estrutura/plataforma.

 

No relatório de avaliação, o Latin NCAP explica que a proteção oferecida à cabeça e ao pescoço do motorista e do passageiro foi boa. No entanto, para peito do motorista e do passageiro a proteção foi apenas marginal, assim como para joelhos do motorista e do passageiro (há risco de impactos com estruturas perigosas na área atrás do painel). Somente o joelho direito do passageiro mostrou proteção boa.

 

No gera, a estrutura do habitáculo foi considerada instável e incapaz de suportar cargas maiores. No teste de impacto lateral, a cabeça obteve boa proteção, mas a segurança do tórax foi considerada fraca. No impacto lateral de poste, a cabeça obteve proteção pobre e o tórax obteve proteção fraca, enquanto o abdômen obteve proteção adequada e a pelve obteve proteção considerada boa. No chamado whiplash (chicote cervical), o assento apresentou proteção marginal para o pescoço do adulto.

 

Segundo o Latin NCAP, os Sandero, Logan e Stepway testados foram equipados com 4 airbags e freios ABS. Os modelos são vendidos em diversos mercados latinos e produzidos na Argentina, Brasil e Colômbia. (Motor 1/Dyogo Fagundes)